Canoas perde horários das linhas de integração aos sábados e domingos

No ano passado, a Vicasa foi multada mais de 500 vezes por quebra de coletivos no meio da viagem, a péssima qualidade dos veículos, entre outros.

A Vicasa e a Metroplan decidiram reduzir a já enxuta tabela de horários do transporte público que liga Canoas a Porto Alegre. Além disso, a partir de domingo, as linhas de integração – que fazem a volta no bairro até a estação do trem mais próxima – estão suspensas. No sábado, há redução expressiva dos horários.

A justificativa, conforme a Metroplan, é um plano de reestruturação da empresa de ônibus. No ano passado, a Vicasa foi multada mais de 500 vezes por quebra de coletivos no meio da viagem, a péssima qualidade dos veículos, entre outros.

A Vicasa não explicou se as paradas de Integração nas estações serão atendidas pelos coletivos que atendem os bairros. Caso não sejam, a melhor opção para os usuários é ir até o Paradão, na Estação Canoas, ou na Fundação Cultural.

Como fica

Para quem depende do transporte público, a opção é usar as linhas da co-irmã da Vicasa, a Sogal. Adesivos foram afixados nos veículos das duas empresas alertando para a redução de horários. Os avisos também descrevem a suspensão da tabela aos fins de semana. Um aviso também foi colocado no site da empresa na internet (veja abaixo).

Conforme as tabelas disponibilizadas no site da empresa, os horários de sábado foram cortados pela metade. Em alguns bairros que possuem linha de integração, os últimos horários do sábado são às 14h. Caso do Rio Branco, Estância Velha e Mato Grande. Em outros, como no Mathias Velho, a linha Florianópolis/Circular tem última saída da Estação Mathias às 19h10.

Já aos domingos, não haverá nenhum horário. Os passageiros terão que contar – além da sorte – com os ônibus da Sogal, que possuem intervalos de 30 em 30 minutos.

Aviso da Vicasa alerta para suspensão das linhas de integração no fim de semana. Crédito: Reprodução