Brumadinho: IML identifica 16 vítimas e mais corpos são encontrados

Após cerca de uma hora após o trabalho ser retomado, agora à tarde, mais corpos foram removidos do lamaçal. Ainda não se sabe quantas vítimas são.

Ao menos 287 pessoas continuam desaparecidas, entre funcionários da Vale e moradores da região de Brumadinho, após o desastre na mina da Vale. As buscas às vítimas foram retomadas por volta das 15h, após serem interrompidas por receio do rompimento de uma outra barragem. A estrutura voltou a se estabilizar e os Bombeiros decidiram voltar a campo.

Após cerca de uma hora após o trabalho ser retomado, mais corpos foram removidos do lamaçal. Ainda não se sabe quantas vítimas são. O último balanço aponta 37 vítimas, tornando o desastre o terceiro maior em minas de ferro do mundo.

Buscas

Cerca de 460 pessoas procuraram a polícia em busca de parentes desaparecidos, segundo informações divulgadas pelo chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Wagner Pinto de Souza. De acordo com o delegado, não necessariamente há 460 desaparecidos, uma vez que várias pessoas podem aparecer em busca de uma única pessoa.

Souza afirmou ainda que 16 dos 37 corpos encontrados já foram identificados. “Dessas 16, oito já foram entregues aos familiares para o devido sepultamento”, disse o chefe da Polícia Civil mineira. “Há de se ressaltar a dificuldade de fazer a identificação desses corpos. Temos que fazer o reconhecimento primeiro através dos familiares, depois através das impressões digitais. Posteriormente através da arcada dentária e, por fim, através do DNA.”

Inquérito

Segundo o delegado, o inquérito policial que investiga responsabilidades pelo desastre ambiental foi instaurado na própria sexta-feira (25), dia do rompimento da barragem. “Estamos arregimentando o máximo de informações e estamos preocupados com a parte da perícia criminal. Já estamos fazendo o nosso trabalho, dentro da arregimentação das provas técnicas, das provas documentais e também das provas testemunhais”.