Estradas têm pontos de lentidão no retorno das praias; siga

A movimentação de banhistas no retorno à Capital e região metropolitana é intensa nesta noite de domigo. Antes tranquilo, o tráfego começou a ganhar fluxo a partir das 16h. E a tendência é que as rodovias tenham tráfego ainda mais intenso até a madrugada.

A maior movimentação registrada até o momento é na ERS-389, a Estrada do Mar. Há pontos de tráfego intenso desde a saída da praia, mas não chega a trancar completamente até o entroncamento com a ERS-030. A partir deste ponto – para quem vai pegar a FreeWay ou a estrada velha – o trânsito é congestionado.

A ERS 407 na saída de Capão para Morro Alto tem movimentação acentuada. Há bastante veículos deixando a praia rumo à BR-101 e RS-484. Não há registro de acidentes ou congestionamento, mas os motoristas devem ter cautela.

Na ERS-030, há uma retenção de tráfego desde a conexão com a Estrada do Mar até a BR-290. Os cerca de cinco quilômetros são percorridos em mais tempo que o normal. Os motoristas precisam ficar atentos para evitar superaquecimento ou colisões traseiras.

A FreeWay tem ponto de tráfego mais intenso desde o quilômetro 1, mas com pior ponto no entorno da Lagoa dos Barros/Cataventos. São cerca de 25 quilômetros de trânsito intenso, que precisam de atenção redobrada. Após o acesso à RST-474, em Santo Antônio da Patrulha, o fluxo se dilui pela rodovia e não há problemas até o trecho de Glorinha. Há vários pontos de tráfego intenso, mas sem congestionamento ou arranca-e-para. Após segue com tráfego acentuado, mas sem retenções até Porto Alegre

E quem opta pela ERS-040 tinha a melhor opção para retornar das praias até 17h30. Mas muitos motoristas deixaram para vir agora de noite de Balneário Pinhal e arredores. A estrada tem tráfego intenso, com vários pontos de lentidão ou congestionamento.

Piores trechos no cruzamento com a BR-101, em Capivari do Sul; na localidade de Capão da Porteira; e, claro, em Águas Claras. Nos demais trechos, muito movimento, mas sem tranqueira.