Alegrete e Uruguaiana decretam emergência após temporais

Os prefeitos de Alegrete e de Uruguaiana decretaram situação de emergência após as tempestades que atingiram a Fronteira Oeste. Há registro de destelhamentos e alagamentos em outras cidades da região a Fronteira e Campanha, como Bagé e Dom Pedrito.

Para justificar o decreto de situação de emergência, o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, cita os “diversos danos públicos e privados”. Os prejuízos ocorreram, em grande parte, na área central e periférica da cidade.

O decreto de situação de emergência leva em consideração o elevado número de famílias que tiveram suas residências atingidas pela chuva e pelo vento. O município ainda faz o levantamento dos destelhamentos.

Além do vento, também há problemas causados pela forte chuva. Conforme a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Uruguaiana, a precipitação até o momento atingiu 185 milímetros.

A cidade já tinha sofrido prejuízos por uma tempestade ocorrida na segunda-feira (7).

Estragos também em Alegrete

Da mesma forma, o prefeito de Alegrete, Márcio Amaral, decretou estado de emergência no município devido a inundação. Ele autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

A chuva acumulada em Alegrete alcançou os 233 milímetros. O nível do rio Ibirapuitã alcançou os 10,38 metros, conforme o Serviço Geológico do Brasil.

Os bairros mais atingidos pelo temporal, conforme a Prefeitura de Alegrete, são Santo Antônio, Doutor Romário, Sepé Tiarajú, Vera Cruz, Macedo, Vila Nova, Olhos D’Água de Natal e Piola. Conforme a coordenadora Maysa Moreira, mais de 40 chamadas foram feitas por parte da população.

Alerta para cheia também em Quaraí

Já o rio Quaraí, em Quaraí, está com 7,18 metros. Apesar de estar na cota de alerta, ainda está distante de sair do leito. O limite é em 9 metros.