Adolescentes confessam morte de taxista de Porto Alegre em Gravataí

Os dois adolescentes apontados como suspeitos de matarem um taxista de Porto Alegre confessaram o crime. A vítima, Ermínio Oliveira da Silva Júnior, de 39 anos, foi encontrada já sem vida em uma estrada de Gravataí, na manhã de terça-feira (22).

Conforme a Brigada Militar, os dois adolescentes foram presos em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte. Os detidos têm idades de 17 e 15 anos, conforme o delegado Gustavo Bermudes, que é o responsável pela investigação. Por serem menores de idade, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) veta a divulgação do nome deles.

Horas depois de serem detidos, na tarde de terça-feira, os dois jovens foram reconhecidos como sendo os dois passageiros que embarcaram no táxi de Ermínio. Imagens de câmeras de videomonitoramento da Rodoviária de Porto Alegre registraram o momento em que o táxi deixou o local.

De acordo com a Polícia Civil, Ermínio Oliveira da Silva Júnior, de 39 anos, teria aceito uma corrida entre a Capital e a cidade de Gravataí, solicitada pelos dois adolescentes. Inicialmente, os jovens queriam ir até Santo Antônio da Patrulha, mas nenhum taxista aceitou, devido à distância. Contudo, Ermínio aceitou ir para Gravataí, pois não sabia da recusa dos colegas.

Durante depoimento na 2ª Delegacia de Polícia de Gravataí, os dois adolescente, moradores de Osório, confessaram o crime. Eles disseram que durante a viagem, próximo à ERS-118, pediram para Ermínio parar o carro no acostamento, pois um deles precisava urinar. Nesse momento, eles teriam anunciado o assalto e provocado uma reação por parte da vítima, o que a polícia não acredita que tenha ocorrido.

Os jovens contaram que, como o taxista reagiu, um deles começou a asfixiar a vítima, enquanto o outro agrediu o homem no rosto, até ele desmaiar. Com o taxista desacordado, os bandidos assumiram a direção do táxi e foram até uma estrada vicinal. No local, o corpo de Ermínio foi abandonado e atropelado.

Após depositarem o corpo, os dois adolescentes iniciaram uma fuga até Osório, mas a gasolina do táxi acabou e eles pararam em Santo Antônio da Patrulha. A dupla se escondeu em um matagal, mas acabou presa.

O Ministério Público solicitou a internação dois dois adolescentes em função da gravidade do caso, enquadrado como ato infracional correspondente ao crime de latrocínio. Um dos jovens já tem passagem pela Fase (Fundação de Atendimento Sócio-Educativo).

O crime

De acordo com a Polícia Civil, Ermínio Oliveira da Silva Júnior, de 39 anos, atuava como taxista na Estação Rodoviária de Porto Alegre. Ele teria aceito uma corrida entre a Capital e a cidade de Gravataí, solicitada pelos dois adolescentes. Inicialmente, os jovens queriam ir até Santo Antônio da Patrulha, mas nenhum taxista aceitou, devido à distância.

Ermínio foi encontrado já sem vida, com ferimentos na cabeça e marcas no corpo. Para a polícia, a causa da morte pode ter sido o atropelamento, pois a roda do táxi passou sobre a cabeça do taxista. O carro só foi encontrado tempo depois, abandonado às margens da FreeWay.

O veículo, um Fiat Siena, foi encontrado ainda na manhã de terça-feira, às margens da BR-290, em Santo Antônio da Patrulha. Ele foi encaminhado a um depósito do Detran RS (Departamento Estadual de Trânsito), onde foi periciado.

No interior do veiculo, foram observadas manchas de sangue. Roupas na mesma condição foram localizadas próximas ao veículo. A DPHPP (Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa) de Gravataí apura o caso e trabalha com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).

O corpo de Ermínio Oliveira da Silva Júnior foi velado na Capela Ecumênica Municipal de Canoas e enterrado no Cemitério Santo Antônio, também em Canoas, nesta quarta-feira (23). Taxista há 20 anos, ele era separado e deixa três filhos, uma menina de 16 anos e dois meninos de 13 e três anos.