Aberta a 144ª Festa de Navegantes

Porto Alegre realizou, neste domingo (20) à tarde, a cerimônia de abertura oficial da 144ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. O ato de abertura foi realizado pela presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), durante missa solene celebrada por dom Aparecido Donizeti de Souza no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, no Bairro Navegantes. Neste ano, a Festa terá o tema “A Santidade no Mundo Atual”. Como já é tradição, várias homenagens à Nossa Senhora dos Navegantes antecedem a procissão do dia 2 de fevereiro.

Ao abrir a cerimônia de abertura dos festejos de 2019, Mônica Leal destacou que Navegantes é a nossa maior festa popular e religiosa, pois reúne de forma democrática e harmoniosa todas as religiões. “É um patrimônio cultural imaterial muito significativo de Porto Alegre, mantido pela devoção dos fiéis, que a cada 2 de fevereiro nos envolve num cenário de fé e esperança.”

Após a missa de despedida da imagem, os devotos, liderados pelo padre Kauê Pires, fizeram o percurso da procissão de translado da imagem da santa, que saiu do Santuário em direção à Igreja do Rosário, no Centro Histórico, com a participação dos membros da irmandade e centenas de devotos de Nossa Senhora dos Navegantes. A procissão seguiu o seguinte trajeto: Avenida Sertório, Avenida Presidente Franklin Roosevelt, Avenida Farrapos, Rua da Conceição, Avenida Voluntário da Pátria e Rua Vigário José Inácio. No período de 24 de janeiro a 1º de fevereiro haverá novenas, às 20h, no Santuário dos Navegantes. A imagem permanecerá na Igreja do Rosário até o próximo dia 2 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, quando será celebrada uma missa às 7 horas. Após, uma grande procissão de retorno sairá da Igreja do Rosário trazendo a imagem da santa de volta ao Santuário, na zona norte da Capital, com chegada prevista para as 10h30min.

A Festa

Reconhecida desde 2010 como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da cidade, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é realizada desde 1875 em Porto Alegre, sendo uma das festas populares mais importantes do Rio Grande do Sul, pois representa a cultura, a religiosidade e as práticas do povo. A data comemorativa a Nossa Senhora dos Navegantes é festejada com feriado municipal em Porto Alegre no dia 2 fevereiro.

Os festejos, em Porto Alegre, se constituem de duas procissões. Em janeiro, a que leva a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes para a Igreja do Rosário, no Centro Histórico, e a do dia 2 de fevereiro, quando a Santa retorna para o Santuário de Navegantes.

Programação da Festa

20/1
18h – Missa solene
19h – procissão luminosa de translado da Imagem para o Santuário do Rosário.
24/1 a 1/2 – Novena
Santuário Nossa Senhora do Rosário – 07h, 10h, 16h, 18h;
Santuário Nossa Senhora dos Navegantes – 20h.
2/2 – Dia de Nossa Senhora dos Navegantes
7h – Missa – Santuário do Rosário
8h – Procissão terrestre de retorno ao Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes
10h30min – Missa Campal – Santuário dos Navegantes.
Visitação à Imagem