Temporal e ventos fortes causam estragos na Capital

O forte calor registrado nesta segunda-feira, 17, trouxe chuva forte no final do dia para a Capital gaúcha. Segundo a prefeitura de Porto Alegre

O forte calor registrado nesta segunda-feira (17) trouxe chuva forte no final do dia para a Capital gaúcha.

Segundo a prefeitura de Porto Alegre, Até o momento não há relatos de feridos em razão do mau tempo. Árvores caíram sobre algumas vias e bairros ficaram sem luz.

O acumulado de chuva registrado foi de 20,38 milímetros no Centro Histórico.  As rajadas de vento mais fortes foram registradas, até as 18h desta segunda-feira, no Aeroporto Internacional Salgo Filho (70 km/h).

“Nossos agentes da prefeitura estão trabalhando para desobstruir as vias”, explica o coordenador da Defesa Civil do município, Adriano Krukoski.

Equipes de plantão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão atuando em casos de queda de árvores e de galhos, priorizando os casos com interrupção parcial e total de vias.

Além disso, as equipes da coordenação de águas pluviais também estão atuando em locais aonde ha acúmulos de água.

Na zona sul de Porto Alegre, houve bloqueio total da rua Otávio Dutra com a avenida Padre Cacique para garantir segurança dos motoristas, já que os semáforos do cruzamento ficaram fora de operação por causa da falta de energia no local.

Segundo a Defesa Civil, nesta noite, ainda existe possibilidade de chuvas intensas acompanhadas de descarga elétrica e rajadas de vento na região Metropolitana.

Interior

A Defesa Civil também apontou transtornos em Arambaré, Piratini e São Lourenço do Sul, no Sul do Estado; Bagé, Pinheiro Machado e Pedras Altas, na Região da Campanha.

Também foram registrados transtornos no Vale do Rio Pardo. Em Encruzilhada do Sul, segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados estragos na área central, em alguns bairros e no interior do município.

Em Santa Cruz do Sul, o vento forte tambem provocou queda de árvores e destelhamento de algumas casas.

Luz

Conforme a CEEE (Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica), foi registrado 268 mil clientes sem luz por causa do temporal: 112 mil pontos na região de Porto Alegre; 61 mil em Camaquã; Pelotas teve 39 mil; no Litoral Norte são 25 mil sem luz; enquanto que a região da Campanha tem 23 mil e o Litoral Sul conta com 8 mil sem energia.