Seminário realizado pelo Simpa debaterá educação e democracia na atualidade

Nos dias 14 e 15 de dezembro, acontece em Porto Alegre o seminário “Educação e Democracia – Os violentados da sociedade estão na escola”, promovido pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) com o apoio da Associação de Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) e Faculdade de Educação – Faced/UFRGS. O evento será realizado na Igreja Pompeia, no dia 14, e na Câmara Municipal (salão Ana Terra), no dia 15. Contará com palestra do Doutor em Educação ,Miguel Arroyo e apresentação de trabalhos de Rede Municipal de Ensino.

O seminário tem como objetivo oferecer, às professoras e professores interessados, uma possibilidade de discussão e pistas sobre o que hoje acontece em nossa sociedade e que apresenta reflexos em cada uma de nossas escolas, principalmente após os últimos relatos de agressão à professores dentro da sala de aula.

Ao mesmo tempo, o seminário irá propor uma alternativa de capacitação sobre a relação entre a educação e a democracia e como alunos e professores, violentados em seus direitos, podem formar uma resistência social poderosa para se contrapor a um regime político e econômico cada vez mais excludente.

A entrada é gratuita, mas é solicitada a doação de livro e/ou brinquedo a ser entregue a crianças carentes. Também será emitido certificado do seminário.

Confira abaixo a programação:

14/12 – sexta-feira – Salão da Igreja Pompéia

19h – Abertura

Simpa, Atempa e Frente Gaúcha pela Educação Democrática – professora da Faculdade de Educação da UFRGS, Russel Teresinha Dutra da Rocha

Apresentação cultural de alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre:

Liagner Chagas, Vinícius Vieira, Nicole, Robson Mello, Bruna Ferreira e Pingo Borel.

Painel: “Educação e democracia: os violentados da sociedade estão na escola”, com Miguel Arroyo (doutor PhD em Educação pela Stanford University e professor titular emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo)

15/12 – sábado – Plenário Ana Terra/Câmara de Vereadores

8h30 – Mesa redonda: Como os violentados (alunos e professores), seus corpos e mentes se apresentam e resistem nas escolas. Raça, sexualidade, saberes populares, gênero e outros temas. Apresentação de trabalhos de professoras e professores da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, seguidos de comentários de Cláudia Fonseca, Célio Golim, Reginete Souza Bispo, Carmen Craidy e Mateus Saraiva.

1 – Tema inclusão/deficiência: “Por uma cultura inclusiva”, com Carina Aguiar Lenz Becker (educadora especial na Sala de Integração e Recursos – SIR da EMEF Pepita de Leão)

2 – Tema inclusão/jovens e adultos: “A defesa da EJA em Porto Alegre”, com Karime de Souza Kiener (educadora da EMEF Ildo Menegheti)

3 – Tema violência: “Violência contra professores na escola”, com Ângelo Barbosa (diretor da EMEF Sain’t Hilaire)

4 – Tema gênero/etnia: “Quilombelas: os esquecidos serão exaltados!”, com Helena Soares Meireles e Janaína Barbosa da Silva (professoras da EMEF Aberto Pasqualini)