O que diz a Prefeitura de Canoas sobre a denúncia contra o Gamp

A Prefeitura de Canoas se manifestou sobre a ação realizada na manhã desta quinta-feira (6) contra o grupo Gamp, suspeito de desvio de dinheiro da saúde. Por meio de nota enviada à redação do Agora no RS, o governo pontuou que era a favor da retirada da entidade da saúde pública.

Para a administração, a ação do MP pode ser considerada “positiva”. “A atual Administração vem denunciando, antes mesmo de assumir o município, a contratação, realizada no final do governo anterior”, diz o texto.

Conforme a Prefeitura, há “deficiências na formatação do edital, que foi conduzido pelo ex-secretário da Saúde, Marcelo Bósio. O assunto foi abordado pela gestão atual em diversas reuniões com o Ministério Público em Canoas sobre o tema”, explica a Prefeitura, na nota. Bósio foi preso nesta quinta-feira (6). Ele deixou a Prefeitura de Canoas em dezembro de 2016.

A administração da cidade de Canoas aponta que, em setembro de 2017, havia se manifestado para “a retirada do Gamp da gestão da saúde de Canoas e tem trabalhado desde então nesse sentido”. A saída do grupo só não foi efetivada, de acordo com a gestão municipal, pois os demais colocados na licitação feita em 2016 eram “classificadas piores do que o próprio Gamp”. A avaliação foi feita por trabalhadores da saúde e sindicatos.

“Diante disso, a Administração tem trabalhado exaustivamente, em conjunto com os órgãos de controle, para a realização de uma nova licitação, para contratar uma nova empresa para a gestão da saúde em Canoas”, aponta a Prefeitura. “O edital está em fase de conclusão, com possibilidade de publicação na segunda quinzena de dezembro deste ano”, pontua.

Bloqueios para evitar rombo maior

A administração municipal aponta que “mensalmente […] tem discordado e bloqueado valores de despesas apresentadas pelo Gamp, onde haja inconsistência”. A Prefeitura destaca que tem discutido um crédito alegado pelo Gamp de mais de R$ 100 milhões.

“A Prefeitura de Canoas afirma que está colaborando com as investigações do Ministério Público e espera que os fatos sejam esclarecidos com a maior brevidade”, concluiu a nota. A íntegra pode ser conferida abaixo:

Prefeitura de Canoas se manifesta sobre a investigação sobre o Gamp

A Prefeitura de Canoas considera positiva a investigação do Ministério Público sobre os contratos firmados pelo município com o Gamp, em 2016. A atual Administração vem denunciando, antes mesmo de assumir o município, a contratação, realizada no final do governo anterior, pelas deficiências na formatação do edital, que foi conduzido pelo ex-secretário da Saúde, Marcelo Bósio, preso nesta quinta-feira (6) e que deixou a Prefeitura de Canoas em dezembro de 2016. O assunto foi abordado pela gestão atual em diversas reuniões com o Ministério Público em Canoas sobre o tema.

Em setembro de 2017, a Prefeitura de Canoas já havia manifestado publicamente a intenção da retirada do Gamp da gestão da saúde de Canoas e tem trabalhado desde então nesse sentido. Na época, trabalhadores da saúde, inclusive os sindicatos, solicitaram que não fossem chamados os próximos colocados na licitação feita em 2016, pois consideravam as demais classificadas piores do que o próprio Gamp.

Diante disso, a Administração tem trabalhado exaustivamente, em conjunto com os órgãos de controle, para a realização de uma nova licitação, para contratar uma nova empresa para a gestão da saúde em Canoas. O edital está em fase de conclusão, com possibilidade de publicação na segunda quinzena de dezembro deste ano.

Com relação à fiscalização dos serviços, mensalmente a Prefeitura de Canoas tem discordado e bloqueado valores de despesas apresentadas pelo Gamp, onde haja inconsistência. Inclusive, a Administração discute um crédito alegado pelo Gamp de mais de R$ 100 milhões, fruto de inúmeras glosas registradas pela fiscalização.

A Prefeitura de Canoas afirma que está colaborando com as investigações do Ministério Público e espera que os fatos sejam esclarecidos com a maior brevidade.