Mercado é interditado por graves problemas após operação da Segurança Alimentar

Programa Segurança Alimentar realizou inspeção em quatro locais nas praias de Quintão e Terra de Areia, no segundo dia de operação no Litoral Norte

Nesta terça-feira (11), a Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar realizou inspeção em quatro locais nas praias de Quintão e Terra de Areia, no segundo dia de operação no Litoral Norte.

Em Quintão, segundo o Ministério Público, o Supermercado Asun foi autuado por comercializar produtos vencidos e fracionamento irregularmente.

Houve também interdição total do Mercado Bom Preço, em razão de graves problemas de higiene, carnes fora de temperatura, produtos mal acondicionados e vencidos.

Ao todo, conforme o Ministério Público, foram inutilizados 750 quilos de alimentos impróprios ao consumo no município.

Terra de Areia

Em Terra de Areia, no Supermercado Ofertão, os principais problemas identificados foram: produtos fora da temperatura recomendada pelo fabricante, avariados, vencidos, alguns com presença de insetos e outros expostos sem identificação.

No local, os fiscais  identificaram 156 Panetones armazenados no interior de uma peça que vinha sendo usada como banheiro pelos funcionários.

Segundo o Ministério Público, a padaria e a confeitaria foram interditadas por falta de higiene. Os fiscais comprovaram que os comerciantes estavam reutilizando embalagens descartáveis de tortas e salgados. No total, 90 quilos de produtos foram apreendidos.

No Don Juan Hotel e Restaurante, também em Terra de Areia, foram detectados problemas de manuseio de alimentos na cozinha, produtos sem procedência e vencidos.

O Ministério Público ressalta que foram inutilizados 36kg de carnes, desses, 23,25kg sem procedência e o restante por estar fora de temperatura recomendada (estava ambiente), 36kg de aipim congelado sem procedência, dez pacotes de massa de pré-pizza vencidos, além de alguns chás, refrigerantes e erva mate.

Operação

Participaram da operação os coordenadores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho e Mauro Rockenbach; a promotora de Justiça de Palmares do Sul, Greice Ávila Schmeing; a promotora de Justiça de Santo Antônio da Patrulha, em substituição em Terra de Areia, Graziela Veleda; representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, Delegacia do Consumidor, Patram, Procon Estadual, Visa Estadual e Vigilâncias Sanitárias Municipais de Quintão e Terra de Areia.