Macri defende Acordo de Paris em discurso para líderes do G20

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, defendeu hoje (1º) o Acordo de Paris contra a Mudança Climática em discurso que abriu a última etapa de reuniões da Cúpula de Líderes do G20 (que reúne as maiores economias do mundo), em Buenos Aires. "A Arg...

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, defendeu hoje (1º) o Acordo de Paris contra a Mudança Climática em discurso que abriu a última etapa de reuniões da Cúpula de Líderes do G20 (que reúne as maiores economias do mundo), em Buenos Aires. “A Argentina mantém seu forte compromisso com o Acordo de Paris, trabalhando na proteção das áreas marinhas e na redução de emissões de gases do efeito estufa.”

Macri disse que promove a agricultura sustentável no país e que o governo possui uma ambiciosa agenda de criação de parques nacionais de proteção ao meio ambiente. “Em linha com a Agenda 2030, o desenvolvimento sustentável é o norte de todas as nossas metas econômicas, sociais e ambientais”, destacou o presidente da Argentina no discurso.

A luta contra a mudança climática é um dos assuntos discutidos na reunião do G20 em Buenos Aires. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, que está na cidade, pediu aos líderes que adotem novos e ambiciosos compromissos dentro do Acordo de Paris até 2020.

Além disso, o acordo será discutido na Cúpula do Clima da ONU deste ano (COP24), que começa no dia 3, na Polônia. No G20, França e China também defenderam novas metas metas climáticas, dentro de um acordo multilateral.

“Hoje vamos dialogar sobre como construir sociedades mais iguais e inclusivas, sobre a sustentabilidade climática e a resposta global à mudança climática”, afirmou o presidente no discurso.

Para Macri, crescer com inclusão social e em equilíbrio com o meio ambiente é um dos principais desafios do século 21.

“A sustentabilidade climática requer ação urgente e coletiva para não colocar em xeque o nosso futuro e o futuro das próximas gerações”, disse o anfitrião da cúpula do G20.