Grupo registra crescimento acima do esperado em automação industrial

A Soma Sul espera fechar 2018 com um faturamento 20% superior ao de 2017. O grupo, cuja matriz fica localizada em Chapecó (SC), é um dos maiores no ramo de codificação industrial e equipamentos de inspeção de alimentos do Brasil, sendo formado pelas empresas Soma Sul Equipamentos, Soma Sul RS Equipamentos, Soma Equipamentos Industriais e pela Datec Indústria e Comércio de Máquinas.

A Soma Sul iniciou as atividades na cidade catarinense em 1999, quando trouxe novidades exclusivas no ramo de automação e codificação industrial para o país. Os primeiros produtos comercializados no Brasil foram destinados à codificação de embalagens. Logo na sequência vieram os equipamentos para inspeção de alimentos com a parceria da inglesa Loma Systems – oferecendo os detectores de metais em carnes e os equipamentos de raio-X, que atingem todo o tipo de produtos alimentícios.

“O mercado brasileiro não tinha ideia das tecnologias existentes para o controle da qualidade dos produtos industrializados até a chegada da Loma no Brasil. E trazer esta novidade fez a Soma Sul se tornar referência em inovação”, explica Gilberto Inácio Dick, gerente comercial da empresa.

Hoje, o grupo Soma Sul conta com mais quatro unidades instaladas nas cidades de São Leopoldo (RS), Toledo, Curitiba e Maringá (PR) e com 75 funcionários, além de mais marcas internacionais representadas: Technomark (micropuncionamento), Cognex (leitores de códigos), Gardner Denver (compressores de ar, bombas de vácuo e sopradores), Festo e Mitsubishi Electric (automação industrial). Mais recentemente firmou parceria para distribuição da Graco na linha de Sistemas de lubrificação e válvulas especiais.

Para 2019, as expectativas são ainda melhores para a Soma Sul, que aposta em diversos nichos para expandir a sua atuação. “O segmento de automação tende a crescer ainda mais nos próximos anos, devido à necessidade cada vez maior de informações em tempo real. Desta maneira, os equipamentos estarão integrados com softwares nas empresas”, explica Dick, referindo-se ao avanço do conceito Indústria 4.0 no Brasil.

O grupo também está de mudança para uma nova área em Curitiba. “Necessitamos de mais espaço para possibilitar uma melhor organização das áreas de trabalho e adequarmos a nossa área de carga e descarga ao nosso crescimento de movimentação de mercadorias”, explica Gustavo Müller Martins, CEO da empresa. Neste novo endereço será criada a empresa SomaFlux, focada na venda de serviços e produtos para compressores de ar, sopradores e bombas de vácuo. As novidades possuirão aplicações em diversos segmentos, como indústria de alimentos, produtos hospitalares, eletroeletrônicos, etc. “Nossa estratégia para 2019 é ampliar nosso leque de oportunidades para finalizar o próximo ano com um crescimento acima de 25%”, conclui o CEO da Soma Sul.