Caminho das Cascatas: lazer no Vale do Taquari

As cidades de Forquetinha, Sério, Progresso e Boqueirão do Leão, no Vale do Taquari, inauguraram o Caminho das Cascatas. Com a união das cidades, passeios turísticos que já vinham sendo praticados na região tornaram-se ainda mais atrativos para os viajantes.

Caminho das Cascatas. Foto: Paulo Gusmão/Divulgação

São várias trilhas – como as da Cascata da Bugrinha, do Perau da Nega, da Gruta dos Bugres, da Cascata do Gamelão, da Cascata do Moinho-, em meio a mata nativa, a 670 metros de altitude, cercadas por riachos, cascatas e paredões. As trilhas ainda concentram xaxim, espécie em extinção, bromélias, e a qualidade do oxigênio é revigorante.

O Vale do Taquari, na Região Centro Leste do Rio Grande do Sul, fica, em média, a 150 quilômetros de Porto Alegre. A região predominantemente de origem alemã e italiana, tem como forte característica a produção de alimentos e praticamente 80% da sua atividade produtiva gira em torno do agronegócio.

Caminho das Cascatas. Foto: Paulo Gusmão/Divulgação

Por isso, a gastronomia também é um diferencial. Praticamente em todos os sítios, campings ou recantos, você vai contar um (maravilhoso) café ou almoço colonial.

O Camping Schedler oferece o espaço para eventos, camping, tem barracas prontas para alugar. Também há opção de passar o dia na propriedade e banhar-se no Arroio Forqueta.

A proprietária Neusa ainda realiza atividades ecológicas, principalmente para escolas. Parte da área fica localizada dentro de uma APA (Áreas de Proteção Ambiental).

Já no Sítio da Família Favretto é possível acompanhar o dia a dia do colono; a lida com animais, passear de trator, colher frutas direto do pé.

Foto: Regina Cardona / DivulgaçãoFoto: Regina Cardona / Divulgação

No Sítio Campiol, o visitante pode fazer a trilha da Cascata do Moinho e ainda tomar café da manhã – aquele bem reforçado, com delícias coloniais.

Na Cabanha Leite, o convite é para passar o dia e descansar. O amplo espaço conta com redes para um cochilo, um belo lago habitado por gansos. e um excelente almoço. Aliás, toda a alimentação oferecida nos passeios são produzidas pelos produtores locais e, em sua maioria sem agrotóxicos.

Os jantares ficam a cargo da conveniência do Auto Posto Brancher. São saladas e polentinhas fritas de entrada, seguidas por um delicioso tortei e pizzas assadas em forno de pedra.

Jantar no Auto Posto Branchier. Foto: Paulo Gusmão/Divulgação

Caminho tem até piscina

Quem gosta de nadar, ou simplesmente descansar depois das trilhas, pode usufruir da piscina aquecida no MS Centro de Saúde e Bem Estar. Um detalhe, se esquecer a roupa de banho, há uma lojinha no local, com várias peças e outros mimos, como cremes de beleza, sabonetes, esfoliantes, para presentear ou presentear-se. Depois da atividade, sempre tem alguma fruta da estação servida para os clientes.

Crédito: Regina Cardona / Divulgação

Foto: Regina Cardona / Divulgação

O Caminho das Cascatas é uma alternativa bacana do interior do Rio Grande do Sul, que alia lazer, cultura, aventura com roteiros dedicados para todas as idades.

Com ou sem trilhas, todos podem se divertir e conhecer um pouco mais da cultura dos imigrantes alemães e italianos. Uma das propostas, que também resgata a cultura de uma forma lúdica, é a do Recanto do Pedrão.

Além de um cenário natural lindo, o local abriga um museu da família, com objetos antigos, bem como brinquedos, como carrinho de lomba, perna de pau. Uma alternativa para mostrar às crianças, os brinquedos que seus pais utilizavam antes da era digital.

Mais informações sobre os roteiros pelo site.

Veja mais fotos

Caminho das Cascatas. Foto: Fabiane Morais/Agora no RS

Caminho das Cascatas. Foto: Fabiane Morais/Agora no RS

Caminho das Cascatas -Cabanha Leite. Foto: Fabiane Morais/Agora no RS

Caminho das Cascatas – Cabanha Leite. Foto: Fabiane Morais/Agora no RS

Caminho das Cascatas – Cabanha Leite. Foto: Fabiane Morais/Agora no RS

Caminho das Cascatas – Cabanha Leite. Foto: Fabiane Morais/ Agora no RS

Caminho das Cascatas – Foto: Paulo Gusmão/Divulgação

Caminho das Cascatas – Foto: Paulo Gusmão/Divulgação

Caminho das Cascatas – Foto: Paulo Gusmão/Divulgação