Ação policial investiga empresas suspeitas de crimes ambientais na Capital

Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Civil deflagrou a operação Consórcio contra um grupo de empresas investigadas por organização criminosa

Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Civil deflagrou a operação Consórcio contra um grupo de empresas investigadas por organização criminosa, poluição ambiental e parcelamento ilegal de solo urbano no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre.

A área de 59 mil metros quadrados pertence ao Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre, mas virou um ponto de descarte de lixo e entulho.

Mais de cem policiais civis cumprem 23 mandados de busca e apreensão na Capital, Alvorada e Viamão. De acordo com a Delegacia de Polícia de Proteção Ao Meio Ambiente, foram 16 companhias escrutinadas, as quais usavam tele-entulhos para depositar dejetos de forma irregular em um banhado para aterrá-lo.

Segundo a polícia, a invasão e o descarte irregular destruiu 22 mil metros quadrados de área de banhado, soterrando a vegetação, contaminando a água e seu solo.