Ação apreende onze toneladas de alimentos impróprios no Litoral Norte do RS

Segundo o Ministério Público, ao todo, foram apreendidas cerca de onze toneladas de alimentos impróprios ao consumo no primeiro dia

Nesta segunda-feira (10), a Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar realizou uma inspeção em seis locais nas praias de Imbé, Tramandaí e Cidreira.

Segundo o Ministério Público, ao todo, foram apreendidas cerca de onze toneladas de alimentos impróprios ao consumo no primeiro dia de ação no Litoral Norte.

Em Tramandaí, foi fiscalizada e autuada a Peixaria Laureano, por armazenar e comercializar pescados vencidos. Houve, também, autuação do Supermercado Popular. Em Imbé, o Quiosque Estação 4 foi autuado por vender pescados vencidos.

Outros três locais, dois em Imbé e um em Cidreira, que funcionavam clandestinamente, foram vistoriados e acabaram fechados, a partir de mandados de busca e apreensão.

Em Imbé, os agentes localizaram um deposito clandestino pertencente à Peixaria Laureano. Lá estava armazenada uma grande quantidade de pescados, o que é irregular. Tudo foi apreendido e inutilizado.

Também em Imbé, outro depósito clandestino, desta vez pertencente ao Quiosque Estação 4, foi identificado durante a ação. Mais uma vez uma grande quantidade de pescado foi encontrada, mas sem procedência.

Em Cidreira, outro local irregular foi vistoriado e fechado, o Galera da Pesca. De acordo com o Ministério Público, não havia alvará, estava localizado em terreno de Marinha e em péssimas condições de higiene.

Segundo a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica, Caroline Vaz, as operações, com início nesta segunda-feira, tem como objetivo orientar e também fiscalizar os estabelecimentos antes do início do veraneio.

“O foco da Força-Tarefa Segurança Alimentar, como já vem sendo feito em outras temporadas, é garantir que o comércio já esteja adequado, fornecendo alimentos seguros para o seu consumo, quando os consumidores chegarem para o período de festas e para o veraneio”, ressalta Caroline.

Operação

Participaram da operação os coordenadores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, a promotora de Justiça de Tramandaí, Mari Oni Santos da Silva , representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, Delegacia do Consumidor, Patram, Procon Estadual Visa Estadual da 18ª Coordenadoria de Osório e Vigilâncias Sanitárias Municipais de Cidreira, Tramandaí e Imbé.