Uber completa três anos em Porto Alegre e lança novas viagens compartilhadas

Desde quarta-feira (7), Porto Alegre começou a receber uma nova modalidade de viagens compartilhadas, o Uber Juntos. A categoria foi criada para colocar mais pessoas em menos carros, resultando nas viagens de carro mais baratas da cidade. A nova opção faz parte das comemorações do aniversário de três anos da Uber em Porto Alegre, celebrado em novembro.

Quando um usuário pede um Uber Juntos, o sistema calcula automaticamente outras solicitações de viagens feitas naquele instante indo para a mesma região, por isso é necessário aguardar até dois minutos para que seja encontrado um motorista. Em seguida, o app indica um ponto de embarque para cada usuário caminhar e encontrar o veículo.

O aplicativo oferece sugestões de rotas a pé até o ponto e também a informação de quanto tempo levará para chegar ao destino. Ao final do percurso de carro, o app também fornece opções de rotas de caminhada para chegar ao destino final.

Ao associar a viagem compartilhada com a caminhada, a nova modalidade permite à Uber fazer combinações mais inteligentes de viagens e criar rotas com menos desvios, um modo mais dinâmico de se deslocar pela cidade.

“Muito mais pessoas poderão se beneficiar da praticidade da Uber, pois estamos falando de viagens até 40% mais baratas do que as feitas com a categoria UberX. Nosso objetivo é mostrar aos usuários de Porto Alegre que uma pequena caminhada pode gerar uma grande economia”, afirma Fabio Plein, gerente geral da Uber na Região Sul.

No Uber Juntos, as distâncias percorridas a pé são curtas e, em alguns casos, não é necessário nem mesmo caminhar, pois o sistema pode calcular que o ponto ideal para embarque ou desembarque seja onde o usuário já se encontra.

A nova categoria será disponibilizada inicialmente para um grupo de usuários e ampliada gradualmente para todos os usuários da Uber na cidade.

“Essa novidade está em linha com o objetivo da Uber de oferecer opções de mobilidade ainda mais acessíveis e inteligentes para os usuários. Nossa expectativa é de que o Uber Juntos mostre que, juntos, podemos melhorar a mobilidade de Porto Alegre e tornar a cidade cada vez mais integrada”, afirma Plein.

Além de Porto Alegre, a nova modalidade será lançada em Curitiba, Belo Horizonte e Fortaleza. O Uber Juntos também já funciona no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Inicialmente, o Uber Juntos não estará disponível em todas as regiões de Porto Alegre, e vai funcionar no período das 6h às 22h. Gradualmente, a área e o horário de funcionamento serão expandidos.

Funcionamento do Uber Juntos. Foto: Divulgação

Como pedir um Uber Juntos em cinco passos

  1. Escolha a opção Uber Juntos
  2. Confirme o número de lugares necessários no carro (1 ou 2)
  3. Aguarde até 2 minutos para receber os dados do motorista e veículo, o ponto de encontro e o horário de embarque
  4. Caminhe até o local de embarque e encontre o motorista parceiro
  5. Após o percurso de carro, caminhe até o destino final