Três skinheads vão a júri por tentativa de assassinato de judeu em Porto Alegre

Eles são acusados pela tentativa de assassinato de um judeu, ocorrida em 08 de maio de 2005, na Cidade Baixa, em Porto Alegre.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul informou que às 9h desta quinta-feira (22), está marcado o júri popular de Israel Andriotti da Silva, Daniel Vieira Sperk e Marcelo Moraes Cecilio. Eles são acusados pela tentativa de assassinato de um judeu, ocorrida em 08 de maio de 2005, na Cidade Baixa, em Porto Alegre.

De acordo com o Ministério Público, a sessão ocorrerá na 2ª Vara do Júri do Foro Central de Porto Alegre. Os promotores de Justiça Lúcia Helena de Lima Callegari e Luiz Eduardo de Oliveira Azevedo serão os responsáveis pela acusação.

Esta é a segunda etapa do julgamento do mesmo crime. A primeira aconteceu entre os dias 18 e 19 de setembro, quando Laureano Vieira Toscani e Thiago Araújo da Silva foram condenados a 13 anos de prisão em regime inicial fechado, enquanto que Fábio Roberto Sturm deverá cumprir 12 anos e oito meses de prisão.

O Ministério Público ressalta que Israel, Daniel e Marcelo serão julgados por tentativa de homicídio triplamente qualificado: “Motivo torpe, pois cometida única e exclusivamente por discriminação racial; com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, uma vez que foi surpreendida pelos denunciados; e praticada por meio cruel, pois efetuaram diversos golpes de faca e violentos socos e pontapés no corpo da vítima, inclusive na cabeça, quando já caída ao chão, causando desnecessário sofrimento físico e moral”.

Conforme a denúncia do Ministério Público, eles faziam parte do grupo “Carecas do Brasil”, facção criminosa composta por skinheads que apregoa preconceitos contra determinados grupos raciais e sociais, como judeus, negros, homossexuais e punks.