SMS apreende alimentos impróprios para consumo em lancheria no Parque Gigante

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Porto Alegre apreendeu 75 quilos de alimentos impróprios para consumo em lancheria localizada no complexo Parque Gigante, do Sport Club Internacional.

A vistoria da Equipe de Vigilância de Alimentos da SMS foi motivada por denúncia de cidadão ao serviço 156 – Fala Porto Alegre, em relação à falta de higiene do estabelecimento.

“O estabelecimento foi interditado e somente poderá retomar as atividades após liberação decorrente de nova vistoria, a ser feita depois de adequações de estrutura, limpeza no local, superfícies e equipamentos, substituição de utensílios e contratação de consultoria para acompanhamento das atividades. Não há prazo indicado para cumprimento das exigências”, frisou médica veterinária Ana Helena Maia da EVA/SMS.

“As condições do local estavam péssimas, apresentando gordura acumulada, estruturas de madeira, equipamentos sujos [refrigeradores, freezer, fogão, torradeira, micro-ondas], utensílios de madeira precários e sujos, além da estrutura em tijolo, o que impossibilita uma higienização adequada”, ressaltou.

Segunda o a prefeitura de Porto Alegre, Além disso, a fritadeira não contava com sistema de exaustão, não havia no local kit para higienização de mãos ou toalha de papel para secagem das mesmas.

Os alimentos apreendidos estavam em condições inadequadas de armazenamento, mal acondicionados em sacola de plástico de segundo uso e recipientes sujos, sem data de produção e validade, sem identificação.

A prefeitura ressalta que dos 75 quilos apreendidos, 15 quilos eram de alimentos vencidos. O nome da lancheria não foi divulgado.