Rio Grande do Sul voltará a ter tempo instável nos próximos dias, diz SEMA

O tempo vai voltar a ficar instável no Rio Grande do Sul nos próximos três dias, conforme a Sala de Situação, da Secretaria de Meio Ambiente. O órgão é responsável pelas previsões do tempo para o governo gaúcho.

Conforme a Sala de Situação, o tempo muda já nesta sexta-feira (23). A chegada de novas áreas de instabilidade, que entram a partir da fronteira com Argentina, trazem chuvas fortes com trovoadas entre a tarde e noite.

As regiões a terem a virada no tempo são Oeste, Noroeste, Norte, Centro e parte da Campanha, de acordo com os meteorologistas. No entanto, o calor segue com sensação de abafamento.

Por conta disso, o CPTEC e o INMET emitiram advertência para risco moderado de temporais em todas as cidades que fazem fronteira com a Argentina. O alerta é válido durante toda esta sexta-feira.

No sábado (24), as instabilidades ganham força com uma baixa pressão. Há possibilidade de pancadas de chuva em todas as regiões. As chuvas serão mais concentradas na metade Norte gaúcha e depois indo para o Leste, de acordo com a previsão.

Segundo o órgão, também há risco de temporais e altos acumulados. As temperaturas ficam mais amenas por causa da maior quantidade de nuvens.

No domingo (26), ainda haverá instabilidade isolada em parte do Norte e Leste gaúcho.

Mais ao sul o tempo vai abrindo devido a entrada de uma nova massa de ar seco empurrada pelos vento do quadrante sul. A próxima semana começa com tempo firme e temperaturas amenas.