Projeto inovador de Bento Gonçalves na educação recebe o Prêmio Gestor Público

Em apenas 72 horas, mais de duas mil novas matrículas da rede pública municipal de ensino de Bento Gonçalves foram realizadas. A agilidade no processo, que acabou com as filas nas inscrições, foi conquistada graças ao projeto Mais Tecnologia, Menos Fila. A iniciativa da prefeitura conquistou o Certificado de Reconhecimento na 17ª edição do Prêmio Gestor Público (PGP), em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (6), em Porto Alegre.

Este é o quinto ano consecutivo que o município recebe uma distinção no evento. O prefeito Guilherme Pasin ressaltou a importância de ser agraciado mais uma vez em um prêmio renomado e certificado por grandes entidades. “Com inovação, estamos trazendo ainda mais respeito e dignidade ao nosso cidadão”, destacou o gestor, que estava acompanhado do coordenador de Tecnologia de Comunicação e Informação, Roberto Carraro, e da equipe que desenvolveu o projeto.

Também presente na solenidade, a secretária de Educação, Iraci Luchese, destacou o esforço da prefeitura em proporcionar agilidade e segurança para a comunidade. “Todos os anos, as matrículas eram um processo muito desgastante. Com esse projeto, já conseguimos estes grandes resultados. Este ano, a novidade foi implantada também na educação infantil”, ressaltou. Atualmente, Bento Gonçalves conta com 42 escolas municipais e mais de 10 mil alunos matriculados a cada ano.

Inscrições online garantem rapidez

Antes da implantação do sistema de matrículas online, em 2017, a realidade dos pais de estudantes era de muitas filas, com tempo médio de espera de mais de 72 horas. Famílias alojavam-se com cadeiras e barracas nas filas em frente às escolas na quinta-feira que antecedia as inscrições – que eram abertas apenas na segunda-feira.

O projeto permitiu a realização de inscrições para matrículas baseadas em zoneamento. O sistema inclui mecanismos de gerenciamento para as escolas e para a Secretaria de Educação, em um trabalho multidisciplinar. Funciona em qualquer computador com acesso à internet e nos sistemas Android e iOS.

Fazer mais com menos

A edição deste ano do PGP teve como tema Receita para Crescer: Alternativas para sair da crise via incremento da arrecadação. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS, Celso Malhani, disse que o prêmio busca reconhecer boas práticas. “Nossos gestores públicos têm se superado mesmo diante da escassez da arrecadação de recursos”, ressaltou o representante da entidade que promove a premiação em conjunto com a Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS.

Dos 134 projetos, 43 foram contemplados com 12 troféus – 10 PGP, um Especial e um Destaque Administração Tributária, 21 certificados de reconhecimento e 10 menções honrosas.

Bento Gonçalves no PGP

2014

Troféu “Prêmio Gestor Público” com o case Olhar atento – Ciências Para Vida – Alimentação Saudável.

Certificado de Reconhecimento Público com projeto Aplicativo para Mobile Turismo Bento.

2015

Troféu na categoria Tecnologia da Informação com o case Bento Gonçalves Conectada: Tecnologia de informação integrada à Gestão pública.

2016

Menção honrosa ao projeto Bento Gonçalves Conectada: Tecnologia de informação integrada à Gestão pública.

Certificado de Reconhecimento com o projeto Bento Interativa.

2017

Troféu na categoria destaque com o projeto Multi Segurança Bento.

Menção honrosa ao projeto Bento Conectada.