Primeira faixa reversível automatizada entra em operação em Porto Alegre

Medida integra as alterações para qualificação viária na região das avenidas Coronel Marcos e Wenceslau Escobar, na zona sul de Porto Alergre.

A primeira faixa reversível automatizada da Capital e uma das primeiras do país, já está liberada e pronta para iniciar as operações. Os equipamentos foram ligados durante a tarde de terça-feira (20), e integram as alterações para qualificação viária na região das avenidas Coronel Marcos e Wenceslau Escobar.

O tempo para deslocamento no trecho, que tem 1,8 km, deve reduzir em 50%, segundo a Prefeitura. Da mesma forma com relação aos acidentes, a estimativa é que diminuam 25% em acidentes e feridos.

O fluxo de veículos será determinado pela sinalização indicada nos semáforos: uma seta verde indica a faixa liberada e um X indica que o fluxo está no sentido inverso. Dessa forma, previsão é organizar o fluxo conforme o movimento e avaliação da EPTC: duas faixas que vem da zona Sul durante a manhã e duas que retornam do Centro em direção à zona Sul do meio da tarde em diante.

“Esse é o comportamento rotineiro do trânsito na região, mas é muito importante que os motoristas e pedestres estejam atentos e se familiarizem com a sinalização dos semáforos. Em qualquer situação atípica eles podem indicar outra configuração na mobilidade”, explica o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.

No local, são três faixas. A da direita estará sempre liberada, a localizada mais à esquerda estará sempre bloqueada e a central estará condicionada à sinalização. Atualmente, 19 minutos são perdidos no local, considerado um dos gargalos do trânsito na capital. Com a entrega, a previsão é eliminar o tempo e reduzir os atrasos. Além disso, o monitoramento da região será feito por três câmeras, durante 24 horas.

A obra foi a primeira a ser viabilizada por meio de doações, através da ferramenta ConstruaPOA, do aplicativo #EuFaçoPoa. O investimento do município foi de R$ 220 mil, além da participação da sociedade civil com a doação de 3.500 kg de cimento asfáltico e 416 kg adesivo para fixação de tachas, que têm valor estimado de R$ 15 mil.