Polícia Civil prende 18 pessoas em ação de combate a homicídios na Capital

Aproximadamente cinco mil reais em dinheiro, um veículo, porções de cocaína e mais de 20 telefones celulares foram apreendidos.

Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, deflagrou a Operação Primeiro Comando.

O objetivo é combate crimes de homicídios e organizações criminosas rivais, ligadas ao tráfico, que disputam espaço por pontos de venda de drogas, na Capital. Foram presas 17 pessoas, além de um adolescente apreendido por ato infracional análogo ao tráfico de drogas.

Aproximadamente cinco mil reais em dinheiro, um veículo, porções de cocaína e mais de 20 telefones celulares foram apreendidos.

Aproximadamente 180 policiais civis, com apoio da Susepe e da Força Nacional, cumpriram 34 mandados de busca e apreensão e 21 mandados de prisão preventiva em Porto Alegre, Litoral, Presídio Central e Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas.

Segundo o delegado Cassiano Cabral, a operação se desenvolveu a partir de um inquérito policial de homicídio ocorrido no início de setembro. Com o uso de interceptações telefônicas foi possível identificar toda uma organização criminosa por trás deste homicídio e de pelo menos mais seis homicídios que ocorreram de setembro para cá nas localidades da Vila Santa Maria, Vila Esperança e Passo das Pedras, todas no bairro Rubem Berta.

“Foi constatado que essa organização criminosa sofreu um racha devido a desentendimento dos dois principais líderes. Eles passaram a disputar os mesmos pontos de drogas que antes eram dominados em comum acordo. Um dos líderes deixou a organização criminosa, havendo uma separação do grupo”, disse o delegado.

Pela proximidade das áreas, Vila Esperança e Santa Maria, houve uma tensão muito grande no local, com constantes tiroteios e a comunidade tendo que conviver com a violência gerada por grupos rivais naquela região.

Dois gerentes do grupo que estavam em liberdade foram presos hoje, um em Osório e outro na Vila Santa Maria. Um deles estava com quantia significativa de dinheiro e um veículo. Oito dos principais líderes já estavam presos.

“O objetivo da operação também foi agir para não fortalecer uma ou outra organização”, concluiu o delegado Cassiano Cabral.