Observatórios sismológicos da UnB e USP confirmam terremoto em Caxias do Sul

De acordo com o órgão, como os abalos sísmicos foram de baixa intensidade, não foram detectados automaticamente.

Foi confirmado que o tremor de terra sentido por centenas de pessoas em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, foi um pequeno terremoto. No entanto, é importante destacar que o abalo sísmico foi muito discreto, alcançando magnitude 2.0.

O tremor foi confirmado tanto pelo Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília) quanto pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo). Os abalos foram detectados pela estação de Canela, que fica a 40 quilômetros do epicentro.

De acordo com o órgão, como os abalos sísmicos foram de baixa intensidade, não foram detectados automaticamente.

Conforme o Centro da USP, os pesquisadores receberam uma série de telefonemas com relatos de pessoas. Elas apontavam que sentiram tremores na região de Caxias do Sul. Com base nos reportes, eles procuraram os dados da estação sismológica de Canela. Analisando os dados confirmaram a ocorrência de pequenos sismos por voltas das 21h (horário de Brasília) da noite de ontem.

“Talvez o maior deles tinha sido esse que registramos com magnitude 2.0, ocorrido às 21h07”, diz o texto publicado em uma rede social. “Estamos ainda trabalhando na localização de outros tremores menores e vamos atualizando nosso site conforme mais sismos forem encontrados”, aponta.

“Esses sismos pequenos acontecem todas as semanas em nosso país. Dificilmente vão causar algum dano que pode afetar a população”, conclui a nota do Centro de Sismologia da USP.