Novembro Roxo: caminhada na Redenção pela causa dos bebês prematuros acontece no domingo

Dados nacionais sobre a incidência de partos prematuros são alarmantes, a cada dez nascimentos no Brasil, ao menos um é prematuro, sendo esta a principal causa de mortalidade infantil no Brasil. Para chamar a atenção da sociedade, a ONG Prematuridade.com promove a 3a edição da Caminhada pela Prematuridade em Porto Alegre no próximo domingo, 11 de novembro, no Parque da Redenção. A coordenação da entidade estará concentrada a partir das 9h, no Monumento ao Expedicionário, aguardando famílias e apoiadores da causa dos bebês prematuros e distribuindo materiais informativos. A tradicional caminhada, que já reuniu mais de 800 pessoas na Redenção em anos anteriores, está marcada para iniciar às 10h.

A Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com, organização sem fins lucrativos, trabalha pela busca de mais políticas públicas e apoio às famílias e cuidadores de bebês prematuros. Nesta semana, além da Caminhada na capital gaúcha, outras cidades realizam o mesmo ato, como Florianópolis (SC), Santos (SP) e Recife (PE).

A ONG também realizou nesta semana ação no Congresso Nacional, em Brasília, buscando o apoio de parlamentares à Frente Parlamentar Mista para a Causa da Prematuridade, instalada em 2017 com o objetivo de buscar o aperfeiçoamento da legislação relativa à prevenção de partos prematuros, condições ao adequado desenvolvimento dos bebês prematuros e a garantia de apoio à família e cuidadores de prematuros.O Dia Mundial da Prematuridade é celebrado internacionalmente em 17 de novembro e durante todo o mês a Associação realiza ações no País.

O Brasil é o 10º país no ranking de nascimentos prematuros, anualmente nascem cerca de 350 mil bebês antes da 37a semana de gestação, sendo que um terço dos bebês morrem antes de completar um ano de idade. De acordo com dados da Escola Nacional de Saúde Pública (Enso/Fiocruz), de dezembro passado, o índice de partos prematuros no País atinge 11,5% dos nascimentos, percentual duas vezes maior do que registrado na Europa. Entre as causas apontadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) à realidade nacional estão: gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natal, aumento de utilização de métodos de reprodução assistida, entre outras.

As consequências de partos prematuros são inúmeras, pois a idade gestacional determina o desenvolvimento dos órgãos. Conforme o período de prematuridade do nascimento, há grande incidência de problemas de visão, audição, desenvolvimento físico e/ou mental. Vale ressaltar que cada ser humano é único, portanto, a reação de cada bebê depende de diversos fatores. Nesse sentido, torna-se fundamental que haja oferta de cuidados especiais à saúde de crianças prematuras e condições para que pais e cuidadores possam dedicar a necessária atenção aos pequenos. Entre as indicações para melhor desenvolvimento de bebês nascidos antes do tempo necessário está o Método Canguru, tema eleito pela Prematuridade.com à Campanha do Dia Mundial da Prematuridade 2018.

O que é o Método Canguru?

O Método Canguru é uma política nacional de saúde que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém‑nascido (RN) e sua família. Este método compreende três etapas nas quais a equipe de profissionais da Unidade Neonatal (UN) deve estar preparada para oferecer um atendimento de Saúde qualificado, observando a individualidade de cada criança e de sua história familiar. Dentre as recomendações do Método, temos a posição Canguru que tem objetivo proporcionar ao recém‑nascido e a seus pais o contato pele a pele, oferecendo ao RN a sensação de proteção e vínculo e favorecendo à mãe/pai competência para cuidar de seu filho.

Alguns dos benefícios do Método Canguru

· Menor tempo de internação do bebê

· Aumento do aleitamento materno

· Aumento do vínculo pai-mãe-bebê-família

· Menos episódios de apneia – paradas respiratórias durante o sono

· Diminuição de infecção hospitalar

· Controle e alívio da dor

· Acolhimento ao bebê e sua família

· Promoção do contato pele a pele precoce

Além da ação em Brasília, a ONG realiza atividades em várias cidades do País pelo Dia Mundial da Prematuridade. A entidade também colocou à venda camisetas com a campanha deste ano para arrecadar fundos ao seu trabalho e dar visibilidade ao tema. A Prematuridade.com realiza um trabalho de acolhimento das famílias através de sua plataforma digital, além disso suas ações visam reduzir a incidência da prematuridade e diminuir os danos à saúde dos bebês, causados pelo nascimento antecipado, levando informação e apoio online às famílias, principalmente com projetos voltados à prevenção do parto prematuro, com educação continuada para equipes neonatais e na área chamada de advocacy junto ao poder público.

Acesse o site http://prematuridade.com/ e participe!

Novembro Roxo

17 de Novembro é o Dia Mundial da Prematuridade. O Novembro Roxo é reconhecido internacionalmente pela luta, mas ainda não ganhou tanta representatividade no Brasil como tem no exterior. Para inserir a demanda na agenda pública brasileira, serão distribuídos materiais informativos em um trabalho de sensibilização com parlamentares e sociedade civil. Países como Estados Unidos da América, México, Alemanha, entre outros, juntamente com a Global IlluminationInitiative, iluminam de roxo – cor símbolo da causa – prédios públicos e monumentos. Alguns exemplos são Empire StateBuilding, Niagara Falls, Portão de Brandenburgo, entre outros.

Sobre a ONG Prematuridade.com

A Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com, nasceu em 10 de abril de 2011 com um blog sobre prematuridade e uma página no Facebook. Em novembro de 2014, a iniciativa foi além e nasceu a ONG Prematuridade.com. A Organização não é vinculada a nenhuma marca, empresa ou instituição, mas trabalha em parceria com esses para a realização de projetos voltados à prevenção do parto prematuro, educação continuada para equipes neonatais e a área da busca de implementação de políticas públicas voltadas à causa – “advocacy”. Hoje a entidade está ligada as mais importantes organizações internacionais dedicadas à causa, a MarchofDimes e a EFCNI – Fundação Europeia para o Cuidado dos Recém-nascidos, representando o Brasil na Rede Mundial de Prematuridade – World Prematurity Network.À frente da Associação Nacional Prematuridade.comDenise Suguitani fundadora e diretora-executiva e Aline Hennemann, vice-diretora executiva, e uma equipe de apoiadores das áreas de Comunicação e Conselhos Fiscal e Científico.