Maratona de conteúdo marca primeiro dia do FT18

Conforme os organizadores, FT18 é o maior evento de conteúdo do Brasil. A organização é dividida em cinco hubs de conteúdo: Marketing, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo e Cultura.

Conteúdo foi a palavra-chave do primeiro dia do Festival da Transformação – FT18, na ESPM Sul, em Porto Alegre. O público circulou pelas mais de 40 salas de aula com palestras, além das áreas de exposição, feira de startups, três palcos com shows, food park e outras atrações.

Conforme os organizadores, FT18 é o maior evento de conteúdo do Brasil. A organização é dividida em cinco hubs de conteúdo: Marketing, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo e Cultura.

Dentre as atividades deste sábado o FT18 teve desfile, experiência gastronômica secreta, oficina de compostagem, painel sobre fake news e agências digitais, batalha de pitches, palestras e visitas técnicas, entre outras.

Para a gerente-executiva da ADVB/RS e curadora do FT18, Mastrângela Teixeira, o primeiro dia mostrou que os participantes abraçaram o desafio de um evento descentralizado. “O FT18 é o que vimos hoje, conteúdo simultâneo, que às vezes deixa aquela vontade de fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo”, avaliou.

“Muito parecido com o dia a dia de todos nós, interagindo com diferentes pessoas em diversas plataformas, seja pessoalmente ou através da tecnologia. Um evento em que você aprende desde a fazer uma horta orgânica até desenvolver um chatbot”, concluiu.

Confira a programação do FT18 deste domingo

Palestras internacionais serão destaque de domingo, 25/11

Remi Owadokun – 10h – Auditório Humberto de Campos – prédio B
Nigeriana, Remi Owadokun foi listada como uma das 100 mulheres mais inspiradoras do país em 2018 devido à sua trajetória ligada à mudança de hábitos voltados para a melhoria de vida e saúde. Referência em temas como Nutrição, Storytelling, Liderança de Pensamento e Abordagem por Visão, ela levará ao FT18 a palestra “O poder do Storytelling na condução da mudança social”.

A partir da sua própria experiência – ao perder 40 quilos em dez meses –, a jovem pretende mostrar o poder do storytelling para impulsionar mudanças sociais. Hoje, Remi atua como treinadora certificada em Saúde, Master Practitioner de Programação Neurolinguística (PNL) e criou o Programa Total Makeover, uma plataforma digital focada em treinar pessoas para viverem melhor.

Barry C. Smith – 14h – Auditório Humberto de Campos – prédio B
Além de Diretor do Instituto de Filosofia da Escola de Estudos Avançados da Universidade de Londres, Barry Smith também é fundador de seu Centro para o Estudo dos Sentidos, pioneiro na pesquisa de colaboração entre filósofos, psicólogos e neurocientistas. No FT18 ele apresentará a palestra “Comida e Sentidos”, abordando o tema pela perspectiva dos sentidos que uma pessoa utiliza em todo o seu corpo ao comer.

Voltada para entusiastas da comida, restaurantes, empresas de alimentos e bebidas ou até mesmo para curiosos, a palestra de Smith pretende provar que tudo está interligado entre a comida e os sentidos. Para ele, não é apenas o paladar que é explorado, mas muito além disso, desde o aroma até a iluminação de onde se está comendo, o barulho em volta, a cor dos pratos e tantos outros contextos inseridos no momento.

Santiago Uribe Rocha – 15h – Auditório Humberto de Campos – prédio B
O diretor da Oficina de Resiliencia de Medellín levará a história da cidade colombiana para o FT18 com a palestra “Medellín 1985 – 2015: Transformación Urbana y Social, una Expresión de Resiliencia. Integrante do Executive Master in Cities – London School of Economics and Political Sciences, ele apresentará em sua conferência os elementos, atores e políticas que foram mais importantes na transformação urbana e social pela qual Medellín passou nas últimas décadas, tornando-se um exemplo de resiliência urbana. A palestra de Santiago abordará desde tópicos como o planejamento urbano até a participação social, inovação e prevenção da violência.

John Obidi – 16h – Auditório Humberto de Campos – prédio B
O também nigeriano John Obidi é considerado um dos jovens mais influentes do país em Personal Development and Academia em 2017 e 2018. Estrategista digital e autor do livro “Choose Yourself: The Wits and Wisdom of John Obidi”, ele ainda é CEO e fundador da Headstart Africa, uma comunidade online com mais de 95 mil integrantes entre executivos, líderes e pensadores.

Durante a palestra “Plataform Essentials: How anyone can build income, impact & influence using social media”, ele demonstrará ao público do FT18 como o domínio das mídias sociais pode ser simples. Entre outros temas, ele já foi destaque na imprensa africana por temas como Fake News, negócios online e inteligência emocional.