Mais de cem aves silvestres são apreendidas em ação na cidade de Gravataí

Segundo a delegada Marina Goltz, as aves seriam utilizadas para comercialização e estavam sendo mantidas irregularmente em cativeiro.

A Polícia Civil, apreendeu 149 aves silvestres em uma residência no bairro Salgado Filho, em Gravataí. A tomada dos animais ocorreu por meio da Dema (Delegacia do Meio Ambiente), do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais).

A ação, que contou com o apoio do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e da Guarda Municipal de Gravataí, faz parte da Operação Ambiente Sustentável, com o objetivo de coibir diversos crimes ambientais contra fauna silvestre e nativa.

Segundo a delegada Marina Goltz, as aves seriam utilizadas para comercialização e estavam sendo mantidas irregularmente em cativeiro.

“Quando chegamos ao ao local, uma das aves já estava morta”, ressaltou a delegada. De acordo com a Polícia Civil, durante a ação foram apreendidas dezenas de caixas de leite longa vida, utilizadas para armazenar e transportar as aves.

“Foi lavrado Termo Circunstanciado contra o proprietário da residência, um homem de 69 anos, o qual responderá pelos crimes previstos no art. 29, com pena de detenção de 6 meses a 1 ano, e no art. 32, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano, ambos da Lei de Crimes Ambientais”, ressaltou Marina.