Fepam interdita quatro empresas durante fiscalização na Serra gaúcha

Quatro empresas foram interditadas pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) durante operação de fiscalização realizada nos últimos dias em dez municípios

Quatro empresas foram interditadas pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) durante operação de fiscalização realizada nos últimos dias em dez municípios da região serrana do Estado.

Uma das empresas foi interditada por realizar serviço de limpa fossa sem licenciamento ambiental, no município de Garibaldi; outra pelo lançamento de efluentes de curtume diretamente em curso hídrico em Flores da Cunha, e outras duas por realizar atividades metalúrgicas sem licenciamento ambiental em Caxias do Sul.

Ao todo, foram fiscalizados 42 empreendimentos. Entre os quais, indústria de tintas, de artefatos de fibra de vidro, de medicamentos, de óleos lubrificantes, de parafusos, de panelas, cutelaria, motores, móveis, biodiesel, curtume, ração e autopeças.

As fiscalizações ocorreram nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Prata, Guaporé, Veranópolis, Protásio Alves, Nova Bassano e Paraí.

A operação mobilizou a participação de 12 analistas ambientais dos departamentos de fiscalização e atividades industriais da Fepam e do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado Sema/Fepam da Serra, além de efetivo do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar.

Os nomes das empresas não foram divulgados.