Fepam emite licença de operação para Aeroporto de Caxias do Sul

A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) emitiu Licença de Operação para o Aeroporto Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul.

Embora esteja em operação desde 1988, o aeroporto regional nunca teve licença ambiental. De acordo com  o governo do Estado, para receber o documento, a Secretaria dos Transportes precisou promover ajustes de proteção ambiental.

O governo do Estado ressalta que a licença determina, por exemplo, que o piso das áreas produtivas deve ser impermeabilizado a fim de evitar a contaminação do solo. Como medida de controle ambiental, alerta que não deverá ocorrer qualquer modificação dos ecossistemas naturais no empreendimento sem autorização prévia do órgão ambiental.

Além disso, a supervisão ambiental deverá ser contínua, com o intuito de controlar e minimizar impactos provenientes das atividades sobre solos, recursos hídricos e biodiversidade existentes, bem como fazer cumprir planos e programas ambientais e de emergência e respeitar condições e restrições da licença.

O Aeroporto Hugo Cantergiani está localizado em área urbana, tem 63,64 hectares de área e conta com terminal de passageiros, aeroclube e seis hangares.