Embaixador de Portugal pretende estreitar relações com o Rio Grande do Sul

segundo encontro entre o governador José Ivo Sartori e o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, na busca de aprofundar

Na manhã desta sexta-feira (30) aconteceu o segundo encontro entre o governador José Ivo Sartori e o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, na busca de aprofundar as relações em nível cultural, social e também empresarial e econômica.

A audiência foi no Palácio Piratini, com a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e da vice-cônsul de Portugal em Porto Alegre, Adriana de Melo Ribeiro.

Sartori destacou a forte presença da colônia portuguesa no Estado e colocou à disposição toda a estrutura das secretarias e órgãos do governo para que haja ainda mais troca de experiências e parcerias com Portugal.

A situação política e financeira do país e do Estado também foi frisada. “Portugal fez mudanças e transformações muito profundas. Aqui no Rio Grande do Sul também, mas ainda não foram suficientes para reequilibrar as finanças públicas”, declarou Sartori.

O embaixador agradeceu o bom relacionamento, o respeito, a admiração e a consideração que o Rio Grande do Sul tem pela comunidade portuguesa e disse acreditar que isso se manterá no futuro.

“Essa é uma relação institucional e constante onde o que interessa é melhorar e desenvolver as relações com o Brasil e as autoridades brasileiras. Precisamos aumentar e estreitar as relações comerciais e empresariais em áreas transversais que possam interessar o Estado”, afirmou.

“Aqui no Rio Grande do Sul podemos sempre encontrar um porto seguro para as nossas relações culturais, sociais, econômicas e políticas institucionais. Assim, queremos que possa ser no futuro, para que as pontes institucionais possam continuar para o bem estar das nossas comunidades”, destacou o secretário Carneiro.