CPTEC emite advertência para risco de temporais no RS neste sábado

As instabilidades virão acompanhadas de descargas elétricas ao longo do sábado (17), de acordo com o CPTEC.

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) emitiu uma advertência para risco de temporais no Rio Grande do Sul neste sábado (17). A alerta é válido para a maioria das regiões gaúchas e possui validade até o fim do dia e se estende em algumas regiões até o domingo (18).

Conforme o órgão, haverá condição para pancadas de chuva localmente intensas. O aviso abrange a Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai e Litoral Sul gaúcho.

As instabilidades virão acompanhadas de descargas elétricas ao longo do sábado (17), de acordo com o CPTEC.

De maneira ainda mais isolada haverá condição para queda de granizo. Rajadas de vento de forte intensidade podem ocorrer, principalmente, no Oeste e Campanha gaúcha.

Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), que também advertiu para o risco de temporais, as rajadas de vento podem chegar aos 60 km/h.

As instabilidades, vindas da Argentina e do Uruguai, estão associadas a uma nova frente fria. O sistema passa pelo Estado entre o sábado e o domingo. As pancadas devem chegar às cidades de Fronteira durante a manhã de sábado. Ao longo do dia se espalham para as demais regiões, principalmente no período da tarde.

Porto Alegre pode ter chuva, conforme o Sistema Ceic-Metroclima, na noite de sábado. Conforme o órgão da Prefeitura da Capital, o sol ainda aparece com nuvens, mas da tarde para a noite, a nebulosidade aumenta e provoca chuva no período noturno. As pancadas podem ser fortes, com raios e trovoadas em alguns momentos.

Situação no domingo

No domingo (18), a área sob risco para temporais diminui no Rio Grande do Sul. Conforme o CPTEC, a Fronteira Oeste, Missões e Região Central devem ter chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas. Ainda há potencial para rajadas de vento de forte intensidade ao longo do domingo. Também há risco para queda de granizo nas regiões sob a advertência.

Já em Porto Alegre, haverá muitas nuvens e chove em alguns momentos. A chuva será forte com volumes elevados especialmente entre a madrugada e manhã. Mas, no decorrer da tarde para noite, o tempo melhora gradativamente na Capital, conforme o Metroclima.