CPTEC e INMET emitem alerta para risco de temporais no RS entre hoje e amanhã

O tempo instável, sujeito a temporais, é causado pelo avanço de uma frente fria que está no país vizinho e avança sobre a divisa com o Rio Grande do Sul.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu uma advertência para a possibilidade de temporais entre hoje. Da mesma forma, o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) alerta para o risco de temporais na maior parte do Estado nesta terça.

O tempo instável é causado pelo avanço de uma frente fria que está no país vizinho e avança sobre a divisa com o Rio Grande do Sul.

Para esta segunda-feira há, conforme o INMET, o vento deve variar entre 40 km/h e 60 km/h. Há “baixo risco de queda de galhos de árvores”. Estão sob o aviso as regiões da Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Missões e Litoral Gaúcho.

A advertência começou a valer às 9h40 e tem validade até às 20h desta segunda.

Já para esta terça-feira (13), de acordo com o CPTEC, podem ocorrer pancadas de chuva localmente forte com raios, acompanhadas de vento. Também pode ocorrer queda de granizo isolado. A região sobre o alerta é a Campanha, Região Sul, região Central, Fronteira Oeste, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Missões e Vale do Taquari e Rio Pardo.

Conforme o CPTEC, a advertência é válida durante todo o dia.

Instruções se um temporal se aproximar de onde você mora:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores. Há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).