Atividades marcam os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos

Uma série de atividades está sendo programada no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307) para marcar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Um projeto da Usina do Papel propõe integrar diversos parceiros: a Biblioteca Josué Guimarães, a Geração POA e a Papeloteca Otávio Roth, a fim de potencializar esta ação coletiva.

Entre esta quinta-feira, 29, e 10 de dezembro, será realizada uma exposição que homenageia Otávio Roth. A mostra reúne dez artistas com obras desenvolvidas a partir do tema dos direitos humanos e o resultado das oficinas realizadas nas escolas vizinhas ao Centro Municipal de Cultura e com os usuários do projeto Geração POA. Programação também inclui uma série de atividades educativas e formativas sobre os direitos humanos e a utilização social do papel artesanal.

O Papel dos Direitos

A Arte de Otávio Roth e os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos
Homenageado Otávio Roth
Otávio Roth (1952/ 1993), artista plástico brasileiro, gravador, pioneiro na fabricação de papel artesanal no Brasil, ilustrador de diversos livros, entre eles a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em parceria com Ruth Rocha, para crianças. Otávio sempre atuou em ações coletivas agregando pessoas em defesa dos direitos humanos.

Na exposição será apresentada a obra O Jardim, que foi criada por Otávio Roth na década de 80 e pertence ao acervo da Papeloteca Otávio Roth. O artista criou várias outras obras utilizando estes mesmos elementos plásticos. Produzidas com papel feito a partir de trapos, as “peninhas” estiveram em exposição nos Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, Japão e também no Brasil.

Em março de 2006, a Papeloteca Otávio Roth realizou uma exposição no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), em homenagem a seu patrono, reunindo obras de seus ex-alunos no Rio Grande do Sul e as obras do artista em acervo no estado, lançando a publicação “O papel de Otávio: a presença de Otávio no Rio Grande do Sul”, de Celina Cabrales.

A família do artista doou, nesta ocasião, um segmento da obra à Papeloteca Otávio Roth, medindo l30 cm x 8 cm x 8 cm, sobre suporte de madeira pintada de preto e proteção acrílica. Outro segmento como esse foi doado ao Museu-Moinho Papeleiro de Capellades, Espanha.

Artistas convidados – Para divulgar e promover a presença da Usina do Papel, agora com sua base no Atelier Livre, no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, foram convidados dez artistas para utilizar o papel artesanal feito pela Usina, como suporte na criação de obras a partir do tema dos direitos humanos.

Artistas – Espaço Alternativo do Atelier Livre:
Ana Flávia Baldisserotto,
Bárbara Benz,
Bea Dagnese,
Daisy Viola,
Graça Craidy,
Marília Bianchini,
Marlene Kozicz,
Moacir Chotguis,
Renato Garcia
Wilson Cavalcante.

Atividades nas escolas – Uma ação integrada com oficinas artísticas em escolas da Rede Pública está sendo realizada pela equipe da biblioteca, da papeloteca e da Usina do Papel. A oficina é conduzida pela mediação do livro Declaração dos Direitos Humanos, de Ruth Rocha, ilustrado por Otávio Roth. Parte do trabalho realizado pelos alunos estará em exposição no Centro Municipal de Cultura.

Escolas participantes
Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot
Cmet Paulo Freire
Emei Tio Barnabé
Usuários do serviço da Geração POA da Secretaria Municipal de Saúde

Exposição O Papel dos Direitos – A Arte de Otávio Roth e os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos
Abertura: Quinta-feira, 29, às 19h
Visitação: de 29 de novembro a 10 de dezembro, das 9h às 19h
Local: Centro Municipal Lupicínio Rodrigues, saguão e Espaço Alternativo do Atelier Livre
Realização: Usina do Papel, Atelier Livre, Prefeitura de Porto Alegre
Parceiros: Biblioteca Josué Guimarães / Geração POA e Papeloteca Otávio Roth