Após calorão de até 35°C, tempo vira no Rio Grande do Sul nesta terça-feira

Em Porto Alegre, sol aparece, mas instabilidade associada a uma frente fria traz muitas nuvens, chuva, raios e trovoadas no decorrer da tarde para a noite.

O calor continua atuando sobre o Rio Grande do Sul na maior parte desta terça-feira (13). No entanto, novas áreas de instabilidade vindas do Uruguai e da Argentina vão mudar completamente o tempo no Estado.

A madrugada será abafada em várias cidades, principalmente as da Fronteira Oeste, região Central e Campanha. Elas estarão sob a influência de ar quente vindo da Amazônia e de um “cobertor de nuvens”, que impede a dissipação do calor.

Essa combinação pode provocar temporais quando as nuvens mais carregadas avançarem sobre estas regiões. As instabilidades pertencem a uma frente fria que, associada a um sistema de baixa pressão, traz chuva ao Estado. Por conta disto, o CPTEC alertou sobre o risco de temporais no Estado nesta terça.

Ao longo da terça-feira as instabilidades atingem quase todas as regiões, com exceção da Serra e do Norte gaúcho. Podem ocorrer pancadas de chuva intensa, com grandes volumes acumulados.

Mas, antes da instabilidade, faz bastante calor. Pode fazer 35°C no Vale do Rio Pardo e região metropolitana.

Já em Porto Alegre, sol aparece, mas instabilidade associada a uma frente fria traz muitas nuvens, chuva, raios e trovoadas no decorrer da tarde para a noite.

A chuva pode ser forte com volumes elevados em alguns momentos. Há risco de temporal com vento forte e queda isolada de granizo. Mínima de 22°C e máxima de 35°C.