Ação apreende 4 toneladas de alimentos impróprios em Canguçú

Na terça-feira (13), a Força-tarefa Segurança Alimentar deflagrou uma ação em Canguçú, resultando na apreensão de, aproximadamente, 4 toneladas de alimentos impróprios ao consumo humano.

A Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor e da Saúde Pública, do Departamento Estadual de Investigações Criminais, DEIC, em participação na Força Tarefa Segurança Alimentar, atuando em conjunto com o Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação e Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual efetuaram a ação fiscalizatória em diversos estabelecimentos comerciais do município.

No interior dos prédios inspecionados, foram verificadas diversas irregularidades na armazenagem dos produtos que se destinavam ao consumo da população da cidade, em especial a ausência de rotulagem descrevendo a origem dessas mercadorias.

A Vigilância Sanitária Municipal  Canguçú procedeu à inutilização e descarte de diversos gêneros alimentícios impróprios, como carnes sem procedência ou indevidamente refrigeradas, além de produtos com prazo de validade vencido expostos à venda nas gôndolas dos locais inspecionados.

Os donos dos estabelecimentos autuados deverão responder pela prática, em tese, do delito contra as relações de consumo, cuja pena máxima é de até cinco anos de detenção.

Nesta quarta-feira foi divulgado os nomes dos estabelecimentos. Segundo o Ministério Público foram fiscalizados os seguintes comércios: Atacadão do Povo, Mercado Damé, Supermercado Raízes, Casa de Carnes e Mercado 5 Estrelas, Mercado Becker e Mercado Heling.

Os principais problemas detectados nos locais foram carnes sem procedência e inspeção, em mau estado de conservação e fora da temperatura; alimentos fora da validade, embalagens danificadas e produtos vencidos.

Alimentos apreendidos durante a ação. Foto: Divulgação MPRS