Após mais de ano parada, reforma do Instituto de Educação é retomada

Empresa responsável pelas obras tem até 540 dias para concluir os serviços

A empresa Concrejato, que ganhou a licitação para a reforma do Instituto de Educação Flores da Cunha, tomou posse do espaço da obra nesta quarta-feira (17). Estão sendo previstos mais 540 dias, o equivalente a 18 meses, até a que a revitalização do local possa ser entregue.

Quem passa pela avenida Oswaldo Aranha, porém, deve demorar mais alguns dias para perceber a retomada dos trabalhos. “Já estivemos avaliando o local anteriormente. Primeiro, faremos a mobilização de funcionários, limpeza e montagem do canteiro de obras, para depois iniciá-la de fato”, explica Ronaldo Ritti, da Concrejato.

A vencedora da licitação é especializada na execução de serviços técnicos de obras industriais e especiais, recuperação e reforço estrutural e manutenção de redes de distribuição. A Concrejato também possui um atributo importante: restauro do patrimônio histórico e arquitetônico, caso do IE Flores da Cunha, um dos prédios de arquitetura mais imponente de Porto Alegre.

O contrato entre a empresa e o Governo do Estado foi assinado no dia 2 de outubro. O investimento, proveniente do salário-educação será de R$ 22,9 milhões. A reforma tinha valor previsto de R$ 28 milhões.

“Trabalhamos muito para que esta obra reiniciasse ainda neste ano, porque nunca deixou de ser prioritária. Antes tarde do que mais tarde”, comemorou o secretário de Educação, Ronald Krummenauer.

Atualmente, os 1.287 alunos do Instituto de Educação estão distribuídos em quatro escolas estaduais da mesma região.

Obras

Segundo o governo do Estado, cerca de 1,1 mil escolas estão recebendo obras em todo o Rio Grande do Sul. Nesta semana, o Secretário Ronald Krummneauer está visitando escolas da Fronteira Oeste e da Campanha para verificar o andamento dos trabalhos.