Operação investiga casal que aplicava golpes em idosos

Nesta quarta-feira, três mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) contra um casal que aplicava o golpe do empréstimo consignado em idosos da região de Santa Rosa.

A Brigada Militar e a Ordem dos Advogados do Brasil apoiam os trabalhos, que estão sendo conduzidos pelo promotor de Justiça José Garibaldi Simões Machado.

Conforme as investigações, um proprietário de uma agência de empréstimos incitava os idosos a acionarem na Justiça os bancos por cobrança de juros abusivos e por não terem recebido todo o valor solicitado.

Para as ações por danos morais e quitação de débitos, ele indicava a esposa, que é advogada e ficava com parte dos valores recebidos após o julgamento das ações, em virtude de procurações assinadas com a mulher.

Segundo o Ministério Público, muitos assinavam as procurações ainda quando faziam a solicitação dos empréstimos, sem saberem o que estavam assinando. Algumas das vítimas eram analfabetas.

O objetivo das buscas é tentar dimensionar a quantidade de pessoas que foram vítimas do casal, além de instruir as investigações para posterior apresentação de denúncia contra os dois.

De acordo com o Ministério Público, até o momento, pelo menos 40 pessoas teriam sido prejudicadas pelo esquema.