Porto Alegre já conta com sistema de cercamento eletrônico interno

A prefeitura de Porto Alegre apresentou nesta quinta-feira (23) a conclusão do sistema de cercamento eletrônico nos pardais das vias internas da Capital. A etapa representa a integração dos equipamentos que agora fazem o reconhecimento das placas dos veículos e identificam imediatamente as pendências como pagamento de IPVA, furtos e roubos.

Com a implementação de funcionalidades nos controladores de velocidade, será possível identificar e rastrear veículos, suas rotas de fuga, contribuindo para o planejamento das ações de segurança com mais assertividade.

“Além de controlar a velocidade, os pardais agora serão úteis também para o aumento da segurança em Porto Alegre”, disse o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

O cercamento eletrônico da Capital é um dos principais compromissos de campanha do prefeito, que dizia que as câmeras só serviam para “te multar”, mas não eram aproveitadas para identificar os veículos roubados, furtados ou fugas de bandidos. Agora tanto as ações de fiscalização e cobrança como as de segurança devem ser unificadas.

“Hoje todos os pardais de Porto Alegre, além de cumprirem a sua função junto com a fiscalização do trânsito, aplicar as multas previstas no código de trânsito, estão captando as placas, identificando roubos e furtos e enviando estas informações para agentes da EPTC nas ruas e todos os órgãos parceiros, especialmente a Secretaria Estadual de Segurança com a Brigada Militar e Polícia Civil”, afirmou o prefeito, que lembrou a promessa de campanha.

O sistema

Além de controlar a velocidade, os pardais agora serão úteis também para o aumento da segurança em Porto Alegre.

O sistema começou a ser desenvolvido por equipes da Procempa, EPTC e Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) no ano passado. Desde o início de 2018 os pardais vêm recebendo um upgrade com a integração de câmeras com OCR (reconhecimento de placas) embarcado.

São 115 vias monitoradas em 45 locais. Agora, POA conta com monitoramento em 70 locais, incluindo os pardais e câmeras de videomonitoramento da EPTC.

A partir dessa tecnologia é possível oferecer imagens de melhor qualidade e visualização mais nítida dos números das placas.

Com a implementação de funcionalidades nos controladores de velocidade, será possível identificar e rastrear veículos, suas rotas de fuga, contribuindo para o planejamento das ações de segurança com mais assertividade.

As câmeras leem a placa do carro e enviam as informações para o sistema, que consulta a base integrada do Estado à procura de irregularidades, como se o veículo é furtado ou roubado, ou se está com o licenciamento vencido. Em caso positivo, emite um sinal de alerta.

O monitoramento é acompanhado em tempo real pelo Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (CEIC/POA) e pelo Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS).

A próxima etapa são 47 câmeras em 25 novos pontos com foco nas lombadas eletrônicas. Com a integração dessa etapa, as vias internas da cidade contemplarão 100% dos controladores de velocidade.

Outra fase, que será ainda iniciada em 2018, contemplará as entradas e saídas de Porto Alegre. Além disso, para 2019, está previsto um incremento no videomonitoramento de veículos com a parceria de estacionamentos da iniciativa privada.