Trensurb fica inoperante por 5h após dano em rede de energia e quebra de trem

O problema na sinalização foi registrado por volta das 7h00 da manhã em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

Uma falha na rede aérea, que abastece com energia elétrica as composições, causou a interrupção total dos serviços da Trensurb na manhã desta terça-feira (17) por 5h. O problema foi registrado por volta das 6h45 da manhã em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. O serviço só foi restabelecido às 12h45 e opera até o momento normalmente.

Conforme a empresa, uma descarga atmosférica pode ter atingido o sistema ao Norte da Estação Fátima por volta das 6h45. O provável raio causou o rompimento de um cabo de suspensão da rede aérea de energia que alimenta os trens.

Apenas um dos sentidos foi sendo utilizado pelos operadores dos trens até por volta das 7h30 da manhã. No entanto, uma composição apresentou falha, bloqueando o único trilho que estava disponível ao tráfego.

Segundo a Trensurb interrupção total da prestação de serviços foi necessária para a correção do defeito na rede aérea, que afeta a sinalização e a operação normal dos trens. Até a solução do problema, não há previsão de retorno da circulação dos comboios.

A empresa orienta que os usuários procurem outros meios de locomoção. Os únicos meios disponíveis pela manhã eram os ônibus metropolitanos. Eles operavam sem reforço na tabela horária.

Os trens voltaram a circular normalmente às 12h45. Não são registrados problemas durante a tarde desta terça-feira.

Atrasos e muita reclamação

Até 7h50, composições que operavam entre Mathias Velho e Fátima estavam circulando em via única. Eram registrados atrasos de dez minutos a meia-hora para Porto Alegre. No entanto, alguns passageiros reclamam que ficaram 1h esperando uma composição para Novo Hamburgo.

Porém, desde às 8h da manhã, apenas trens com passageiros estavam autorizados a circular. Eles realizavam apenas o desembarque de pessoas, conforme a sinalização da linha férrea ia permitindo a circulação dos comboios.

Centenas de usuários da empresa criticaram a falta de informação do que teria ocorrido na linha férrea. Muitos se queixaram que o sistema de áudio das estações não foi utilizado para dar aos passageiros a notificação que as estações estavam fechadas.