Santa Maria tem 1.400 notificações e 569 casos confirmados de toxoplasmose

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul apresentou dados que apontam redução nos casos de toxoplasmose em Santa Maria. De acordo com o balanço, o surto da doença teve o pico entre março e abril, sem que novas pessoas apresentassem os sintomas iniciais depois de 10 de maio.

Até o momento, 1.400 notificações e 569 casos foram confirmados no município gaúcho. Os números foram apresentados pelo secretário da Saúde, Francisco Paz, em coletiva à imprensa nesta quarta-feira.

Na coletiva, Paz detalhou as ações desenvolvidas pela vigilância para buscar a fonte da infecção, dar assistência aos cidadãos e prevenir a doença.”Não estamos mais na vigência do surto”, ressaltou Paz.

A curva de registros de casos iniciou em 15 de janeiro. A frequência começou a aumentar no início de março e em 19 de abril foi registrada a situação de surto – na época com 14 confirmações. “Desde lá, nossa preocupação foi prestar assistência e identificar o local e a fonte de contágio”, ressaltou secretário da Saúde.

Os números foram apresentados pelo secretário da Saúde, Francisco Paz, em coletiva à imprensa. Foto: Divulgação/SES

Até o momento, já foram analisadas no laboratório de referência (na Universidade Estadual de Londrina) amostras de água da Estação de Tratamento da Corsan, de reservatórios de água nas residências de casos confirmados e no processo de um produtor de hortaliças.

Todas elas deram resultado negativo quanto à presença do DNA de protozoário que causa a doença (Toxoplasma gondii). Ainda estão sendo examinadas no Paraná amostras de água de açude, de poço artesiano, vertente e lodo de reservatórios de água dos casos confirmados.

Quanto à assistência farmacêutica, Paz assegurou que o estoque atual é suficiente para atender a demanda. Desde abril, a secretaria remanejou medicamentos de outros municípios para Santa Maria, assim como solicitou empréstimo de outros Estados.