Prefeitura de Gravataí renova frota de veículos para atender unidades de saúde

A prefeitura de Gravataí, através da Secretaria de Saúde do Município, entregou três veículos 0km para atender às 18 Unidades de Saúde da Família.

Os automóveis – dois Renault Sandero avaliados em R$ 53.595,00 cada e um Fiat Toro, cotado em R$ 127.130,00 – foram adquiridos com verbas do Ministério da Saúde. Será substituída parte da frota atual composta por seis veículos utilizados para o transporte nas visitas domiciliares feitas pelos agentes de saúde, acompanhamento médico de pacientes acamados, vacinação, dentre outras rotinas de saúde das 43 equipes que compõem a rede.

De acordo com o coordenador da ESF da Secretaria da Saúde, Luciano Albrecht, os dois veículos modelo Logan farão atendimento às equipes da zona urbana. O Fiat Toro será utilizado no transporte das equipes que atuam nos distritos rurais, como as da Unidades de Saúde da Família Santa Cecília, Costa do Ipiranga e Barro Vermelho.

“Havia essa demanda de renovação de frota, já que a maior parte dos veículos estava com quilometragem muito avançada. A camioneta será muito mais eficaz no deslocamento para atender aos pacientes que residem no interior, ou em regiões de difícil acesso”, explicou Albrecht.

Já a coordenadora da Atenção Básica, Joice Cunha, ressalta que os veículos substituídos serão designados para atender a demandas de outros setores da Secretaria da Saúde. “Vamos realocá-los para o programa Bebê Saúde, em que os agentes fazem o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade social, e também para o Departamento de Assistência em Saúde.”