Professores da rede municipal lançam livro para auxiliar na prática pedagógica

As diversas autoras realizaram propostas apresentadas em suas salas de aula, incluindo alternativas para atender as diferentes necessidades educacionais que enfrentaram.

Lançamento acontece no Espaço Unisinos. Foto: Divulgação

No próximo sábado (5), no Espaço Unisinos (av. Dr. Nilo Peçanha, 1500, em frente ao Colégio Anchieta), a partir das 17h, acontece o lançamento do livro “33 boas ideias para o ano”. Organizado por Luciane Godolfim Swirsky, Renata Lauenstein, Taiane Gonçalves de Freitas, Lizandreia Marques de Moraes e Liliane da Silva Toscani, o livro, segundo as organizadoras, contém sequências didáticas pensadas para desenvolver a aprendizagem dos diferentes gêneros textuais. O lançamento é da editora Buqui.

Um livro de e para quem faz a Educação

As diversas autoras realizaram propostas apresentadas em suas salas de aula, incluindo alternativas para atender as diferentes necessidades educacionais que enfrentaram.

Além de descrever as etapas de trabalho, como auxílio no planejamento, ao final de cada sequência são propostas atividades de sistematização, desenhos e jogos prontos para reprodução.

Pacto

Autoras das práticas do livro. Foto: Divulgação

No ano de 2013, promovido pelo governo federal da época, surgiu o “Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa”. O programa teve como um dos objetivos a formação continuada de professores, incentivava a prática de experiências, o pensar e repensar de práticas pedagógicas e a interlocução entre educadores de várias escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre. E foi a partir da diversidade da produção é que surgiu o livro, do desejo de dividir o material com outros colegas para um planejamento envolvente e eficaz.