Alunas da cidade de Osório representarão o Brasil na maior feira pré-universitária de ciências nos Estados Unidos

As alunas Isabela Dadda dos Reis e Juliana Davoglio Estradioto, do 4° ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Campus Osório, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), representarão o Brasil na “International Science and Engineering Fair”, maior feira pré-universitária do mundo, que acontece na cidade de Pittsburgh, Estado da Pensilvânia (EUA), nos dias 13 a 18 de maio de 2018. O grupo embarcará no dia 9 de maio, no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

O projeto da aluna Juliana Davoglio Estradioto refere-se ao “Tratamento de efluentes têxteis, através de resíduos agroindustriais, colhidos no Litoral Norte gaúcho”, onde foi desenvolvido um novo método para tratamento de efluentes industriais têxteis, os principais agentes poluentes de rios e recursos hídricos em todo o mundo. O tratamento emprega a utilização de subprodutos gerados na região de Osório, com a capacidade de retirar completamente os corantes contaminantes dos efluentes têxteis, possibilitando as indústrias sua aplicação no combate a esses materiais, que causam desastres ambientais no meio aquático.

Isabela Dadda dos Reis apresentará um estudo sobre a “Detecção de drogas ansiolíticas em bebidas alcoólicas adulteradas”, usando um mecanismo colorimétrico para detecção de certos tipos de drogas em bebidas alcoólicas adulteradas (drogas benzodiazepínicas). Essa pesquisa possibilitou o desenvolvimento de um protótipo portável, de fácil utilização e baixo custo, para a identificação do percentual da bebida alcoólica que foi adulterada.

A feira reúne mais de 1,8 mil estudantes de 70 países em todo o mundo. Além dos dois projetos do IFRS – campus Osório, o Rio Grande do Sul também será representado por mais três projetos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, dos alunos: Matheus Bender, Émerson da Costa, Laura Brizola, Andrea Auler e Pedro Henrique Copper. Os alunos estarão acompanhados dos professores Claudius Soares e Flávia Twardowski nesse evento.  A professora orientadora Flávia participou da feira nos últimos três anos com quatro diferentes projetos, que receberam duas menções honrosas e três premiações de quarto lugar.