O finde chegou! Confira atrações para aproveitar

Chegou o final de semana e você não sabe o que fazer? Veja alguns eventos que o Plantão RS separou para você.

Chegou o final de semana e você não sabe o que fazer? Veja alguns eventos que o Plantão RS separou para você.

Pinacoteca

Neste sábado, a Pinacoteca Ruben Berta, em Porto Alegre, estará aberta com uma programação especial para conferir o último dia da exposição “4 Mulheres, 1 Centenário”. Estão programadas performance, oficinas e visitas guiadas a exposição.

Às 10h, será apresentada a performance do ator Helio Roberto Oliveira da Silva e do músico Alexandre Kreismann, abordando a vida e obra de Alice Soares, Alice Brueggmann, Cristina Balbão e Leda Flores, traçando paralelos entre a história mundial e a história do casarão que abriga a Pinacoteca Ruben Berta. Das 11h às 14h visitas guiadas e oficinas. A entrada é gratuita.

Jota Quest em projeto acústico 

Neste sábado, Jota Quest sobe pela primeira vez ao palco do Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, para realizar a “estreia oficial” do seu mais recente espetáculo, um acústico que percorre a história da banda.

A apresentação começa às 21h30min. Restam ingressos para plateia alta lateral (140 reais – inteira), plateia alta central (200 reais – inteira) e plateia baixa lateral (180 reais – inteira).

Cultura africana 

Músicas e danças tradicionais da cultura africana Yorùbá fazem parte do Ìtàn Òrun Àti Ilé Ayé – Histórias do Céu e Terra, que será apresentado no Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O espetáculo reflete o jeito de ser e as festas desse povo, que influencia na cultura brasileira com seus conhecimentos, cultura e religiosidade. Os shows do Grupo Ìbejì serão realizados sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

Os ingressos custam 10 reais se comprados antecipadamente no Ponto de Cultura Espaço Escola Áfricanamente (Av. Cristóvão Colombo, 761 – Bairro Floresta). Na hora, o valor é de 20 reais, devendo ser adquirido uma hora antes do evento. 

Deborah Secco

A atriz Deborah Secco apresenta em Porto Alegre o espetáculo Uma Noite Dessas, no sábado, às 21h, e no domingo, às 20h, no Teatro da Amrigs (Av. Ipiranga, 5.311).  Ingressos de 50 a 80 reais.

No domingo, às 19h, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta concerto dedicado à produção operística de Händel (1685-1759), em Porto Alegre na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280).

Festival Internacional de Teatro em Canoas

O chega à 7ª edição em Canoas com peças de grupos locais e do Rio de Janeiro, Alagoas, São Paulo e México. No sábado, às 12h: Mahagonny: Cidade Arapuca, do Grupo Trilho, no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes, s/nº); às 20h, Cabeça de Nego, do grupo Grupo Anônimo de Teatro (RJ), no Sesc (Rua Guilherme Schell, 5.340). No domingo, às 16h: Histórias de Circo Sem Lona, do Grupo TIA, no Parque Getúlio Vargas (Rua Dona Rafaela, 700). Os eventos serão gratuitos.

Exposição 

Neste sábado, a partir das 11h, acontece Abertura da Exposição Coletiva em Viamão com curadoria de Laura Cattani e Munir Klamt. O evento será na Fundação Vera Chaves Barcellos (Avenida Senador Salgado Filho, 8.450). Entrada franca.

Prefeitura nos Bairros

Neste sábado, a partir das 10h às 16h, a comunidade do Partenon, em Porto Alegre, recebe mais uma edição do projeto Prefeitura nos Bairros. O encontro será na praça Dom Silvério, na rua Leal de Souza. Atividades culturais, brincadeiras e serviços direcionados às mulheres, pessoas idosas e juventude, além de debate sobre igualdade racial e diversidade sexual estão na programação.

Caravana em Novo Hamburgo

Neste sábado, a partir das 10h30 min, ocorrerá a estreia do espetáculo Caravana Bellessa, do grupo Circo de Bolso, em Novo Hamburgo na Praça do Imigrante. A iniciativa faz parte dos 14 projetos aprovados pelo Edital de Estímulo Cultural e Artístico, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Conselho Municipal de Cultura através da verba do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura). O evento é gratuito.

Motos clássicas e shows

Neste domingo, a partir das 10h, acontece shows de rock e food truck para motoqueiros em Cachoeirinha. Patio Rio Grande (Avenida das Indústrias), com entrada grátis.