Sexta-feira de tempo mais aberto e frio na maior parte do RS

As nuvens carregadas que provocaram tempestades na região Sul do Brasil se afastam nesta sexta-feira (9) e o dia será de sol na maior parte do Rio Grande do Sul, mas acompanhado de algumas nuvens. Ainda pode chover um pouco, de forma isolada, no Leste e no Sul do Estado. Nas outras áreas, haverá sol e muitas nuvens, sem expectativa de chuva.

Uma massa de ar de origem polar deixa as temperaturas frias e na Serra gaúcha há possibilidade de neve à tarde e a à noite, pois as temperaturas vão caindo ao longo do dia. A condição para precipitação de neve é maior nas áreas mais elevadas da Serra, conforme o CPTEC/INPE.

Em Porto Alegre, a instabilidade perde força com o ingresso da forte massa de ar polar que virá acompanhada de rajadas de vento fortes a intensas, de 60 quilômetros por hora a 80 quilômetros por hora. Em alguns pontos da Capital, pelo efeito da topografia, as rajadas podem ser superiores. Com a queda acentuada da temperatura, a sexta-feira poderá ser o dia mais frio do ano, com baixas marcas nos termômetros mesmo à tarde.

Segundo o Sistema CEIC-Metroclima, a sexta-feira será de muitas nuvens com períodos de céu nublado a encoberto, mas podem ocorrer aberturas no decorrer do dia. Haverá acentuado resfriamento e fica muito frio ao longo de todo o dia. A baixa sensação térmica será por efeito do vento, por vezes moderado a forte com rajadas intensas de Oeste a Noroeste. Ainda há chance de precipitação fraca e passageira. Temperatura mínima prevista entre 8ºC a 10ºC e máxima de 11ºC a 13ºC na Capital.