Procon Porto Alegre autua mais uma pet shop por venda de produtos vencidos

Durante ação de fiscalização realizada na última quarta-feira (7), no Centro Histórico da Capital, o Procon Porto Alegre autuou mais uma loja de venda de produtos para animais. A pet shop Bicharada, localizada na avenida Julio de Castilhos, número 53, foi autuada por comercializar 202 mercadorias com prazo de validade vencido.

Medicamentos veterinários, alimentos para cães e peixes, e mercadorias para aquários estavam expostos à venda ao consumidor, muitos deles com prazos de validade expirados desde maio de 2015. Outros apresentavam validade até 2016.

Petshop Bicharada, na avenida Júlio de Castilhos, no Centro Histórico de Porto Alegre. Foto: Google StreetView/Google/Reprodução

“As mercadorias identificadas com validade vencida foram encaminhadas de imediato para descarte pelos fiscais do Procon”, destaca a diretora do Procon Porto Alegre, Sophia Martini Vial.

A fiscalização do Procon municipal a pet shops vem sendo realizada desde a última segunda-feira (5) e integra uma ação promovida em conjunto com a Diretoria dos Direitos dos Animais da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Na última terça-feira (6), o Procon autuou a pet shop Petlândia, localizada na avenida Assis Brasil, nº 4.320. No local, o Procon constatou a existência de 46 produtos para animais colocados à venda que estavam com prazo de validade vencido. Foram encontrados perfumes para cães e medicamentos florais com validade expirada desde abril de 2016.

Na última segunda-feira (5), o Procon autuou a loja Águia, localizada na avenida Cristóvão Colombo, nº 1.930, por falta de precificação de produtos à venda e por não disponibilizar Código de Proteção e Defesa do Consumidor para a consulta dos clientes.

Reclamações

O Procon Porto Alegre acolhe reclamações presencialmente das 9h às 17h, na rua dos Andradas, número 686, quando são distribuídas 90 fichas para o atendimento ao público. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (51) 3289-1764. O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.