PF investiga desvio de dinheiro em obras no Noroeste do Estado

Pelo menos 20 contratos, que totalizam mais de 30 milhões de reais, estão sob investigação. O prejuízo estimado pode ultrapassar 10 milhões de reais.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (7), a Operação Entrega Simulada para desarticular organização criminosa especializada em fraudar licitações e execução de obras públicas. A principal fraude descoberta foi a fraude no asfaltamento de ruas em municípios da Região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Pelo menos 20 contratos, que totalizam mais de 30 milhões de reais, estão sob investigação. O prejuízo estimado pode ultrapassar 10 milhões de reais. Mais de 80 policiais federais cumprem 9 mandados de prisão, 16 de busca e apreensão e 2 de condução coercitiva nas cidades de Frederico Westphalen, Seberi, Derrubadas, Vicente Dutra, Barra do Guarita e Porto Alegre.

A Operação teve início em julho 2016 e apura a participação dos investigados em diversos delitos, como fraudar o caráter competitivo dos certames licitatórios, fraudes na execução das obras públicas, sonegação de contribuição previdenciária, estelionato, crimes contra a ordem tributária, tráfico de influência, fraude processual, corrupção ativa e passiva, entre outros.

A Operação foi denominada “Entrega Simulada” em razão da fraude praticada pela organização criminosa, que pesava caminhões carregados com material diverso do contratado e depois emitia comprovantes de pesagem simulando a entrega de asfalto nas obras públicas licitadas.

Somente em uma das obras investigadas estima-se que foram desviadas aproximadamente 400 toneladas de asfalto. Os presos e o material apreendido serão encaminhados para a sede da Polícia Federal em Santo Ângelo.