Nível do Guaíba oscila, mas se mantém em cota de cheia

A Defesa Civil de Porto Alegre resgatou 13 famílias que tiveram suas casas alagadas na Ilha Grande dos Marinheiros.

O nível do Guaíba, no Cais Mauá, atingiu 2,42 metros na tarde desta sexta-feira, 9. No início da noite, o volume marcou 2,39 metros. A oscilação e o vento, com rajadas entre 30 quilômetros por hora a 60 quilômetros por hora, devem se manter na madrugada. No final de semana, as rajadas diminuem, o sol aparece e a massa de ar frio enfraquece.

A Defesa Civil de Porto Alegre resgatou 13 famílias que tiveram suas casas alagadas na Ilha Grande dos Marinheiros. Os 25 adultos e 27 crianças estão no abrigo localizado na Escola Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros. O nível do Guaíba, na Ilha da Pintada, registrou 2,16 às 19 horas.

A Defesa Civil de Porto Alegre está recebendo doações. Para o atendimento dos atingidos pelas chuvas a maior necessidade são materiais de higiene pessoal e limpeza. Além de colchões, cobertores e lonas plásticas. Um dos postos de recolhimento está na Usina do Gasômetro.

Voluntariado

Quem tiver interesse em ser voluntário da Defesa Civil de Porto Alegre precisa informar sua disponibilidade de tempo, identificar sua qualificação e em que área pretende ajudar. É importante estar em dia com as vacinas, exigidas pela Secretaria Municipal de Saúde, e estar ciente que vai atuar em situações de risco e possíveis locais em condições insalubres. Mais informações no telefone 3289-5066 / 5060.