Pane em sistema de sinalização fecha estações da Trensurb duas vezes nesta sexta-feira

Por volta de 14h30, a circulação de trens voltou a ser realizada, mas somente entre a Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre, e a Estação Mathias Velho, em Canoas.

A Trensurb fechou todas as estações entre no início da tarde desta sexta-feira (3) devido a um problema no sistema de sinalização da via. A falha impediu a segurança da operação do metrô por cerca de 30 minutos.

O problema foi detectado pouco antes das 14h e ocasionou a interrupção total do serviço. Cerca de meia hora depois, a circulação de trens voltou a ser realizada, mas somente entre a Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre, e a Estação Mathias Velho, em Canoas.

Por volta das 15h10, a companhia voltou a fechar todas as estações para tentar corrigir o problema. Os trens devem voltar a circular por volta das 17h, conforme previsão da companhia.

Milhares de passageiros estão foram afetados pelo problema. Todos que estavam dentro dos trens no momento do incidente tiveram que descer das composições e buscar novas formas de chegar até seus destinos.

A equipe técnica da Trensurb está ainda em processo de averiguação do motivo da falha. Não há previsão de retomada da operação entre as estações São Luis, ainda em Canoas, Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.

Conforme a empresa, a falha no sistema de semáforos não tem relação com o problema na rede aérea que ocorreu durante a manhã e que, até então, ocasionava apenas atrasos entre Sapucaia e Novo Hamburgo.