Unidade de saúde da Bom Jesus, em Porto Alegre, fica fechada após tiroteio

Conforme o Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul), o tiroteio ocorreu em frente do posto, por volta das 21h deste domingo (26).

O tiroteio que matou um homem e feriu uma mulher causou o fechamento do Pronto-Atendimento Bom Jesus, zona Leste de Porto Alegre, nesta segunda-feira (27). Conforme o Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul), o tiroteio ocorreu em frente do posto, por volta das 21h deste domingo (26).

Somente casos urgentes estão sendo atendidos e a indicação é para que os demais pacientes procurem outras unidades de saúde. Segundo médicos que estavam no local no momento do tiroteio, foram ao menos 100 disparos, possivelmente feitos de metralhadora. Pacientes e médicos ficaram horrorizados com a cena, semelhante a de uma guerra.

“Uma bala atingiu uma das janelas da sala de observação intermediária (onde os pacientes são avaliados) e, por pouco, não alcançou a cabeça de um dos profissionais”, afirma o sindicato em nota. “Temendo pela segurança, médicos e funcionários fecharam o posto e suspenderam o atendimento”, diz o texto.

A unidade deve ficar fechada até às 19h, quando o turno da noite tem início. Uma viatura da Guarda Municipal deve ficar em frente ao posto de atendimento até o meio-dia de quarta-feira (1º de março).

Com essa ocorrência, o Simers contabiliza dez casos de violência próximo ou dentro de unidades de saúde no Estado. Do total, seis foram em Porto Alegre. No mesmo período de 2016, havia sido apenas um caso e havia ocorrido na Capital. Desde 2014, são 72 casos de violência no setor, 48 deles em Porto Alegre.