Tranquilidade marca primeiro dia de provas do Vestibular 2017 da UFRGS

O primeiro dia de provas do Vestibular 2017 da UFRGS transcorreu sem incidentes nos municípios de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. Mais de 33 mil candidatos inscritos realizaram as provas de Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira.

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rui Vicente Oppermann, destacou a tranquilidade da manhã de provas. “Estamos satisfeitos com este primeiro dia. Pudemos perceber que os candidatos seguiram as orientações e deslocaram-se com antecedência, evitando correrias de última hora. O trânsito em Porto Alegre também ajudou”, analisou Oppermann.

O reitor salientou também o papel da imprensa na divulgação das orientações aos candidatos, a colaboração da EPTC (Empresa Pública de Transportes e Circulação) com a oferta de ônibus extras e a equipe de organizadores para que o concurso ocorra de modo satisfatório. A presidente da COPERSE (Comissão Permanente de Seleção), Maria Adélia Pinhal de Carlos, lembrou que na segunda-feira o trânsito em Porto Alegre é mais intenso e que os estudantes devem ficar atentos e sair mais cedo de casa.

Os gabaritos das provas deste domingo (8) foram divulgados às 17h, no site www.vestibular.ufrgs.br. A COPERSE informa que a partir de segunda-feira (9), à tarde, os vestibulandos poderão acessar as folhas óticas das provas do dia anterior no Portal do Candidato.

Vestibular 2017 da UFRGS

As provas de Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira abriram na manhã deste domingo (8) o Vestibular 2017. Mais de 33 mil candidatos participam do concurso em 55 escolas em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Tramandaí e Imbé. São oferecidas 4.017 vagas em 91 cursos de graduação. A UFRGS destina ainda 1.654 vagas para ingresso pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Neste ano, os cursos com maior densidade são Medicina, com 74,26 candidatos por vaga, Psicologia Diurno, com 28,82 e Fisioterapia, com 26,43.

O período de realização das provas estende-se até o dia 11, quarta-feira. Os candidatos têm 4h30min para responder as questões e só podem deixar a sala depois de transcorridas pelo menos duas horas do início das provas.

Na segunda-feira (9), serão avaliados os conhecimentos de Língua Portuguesa e de Redação; na terça-feira, de Biologia, de Química e de Geografia. No último dia, quarta-feira (11), o concurso encerra com as provas de História e de Matemática. O listão com os nomes dos selecionados será divulgado até o dia 21 de janeiro.